Tags

Quase 5 mil pacientes atendidos por telemedicina no AME de São José dos Campos

9 de outubro de 2020

Texto: Talita Araújo

A telemedicina veio de encontro com a necessidade de oferecer atendimento de saúde à população. Desde junho, a unidade oferece o atendimento a distância aos pacientes. Já foram realizados 4.795 consultas de retornos via telemedicina.
O atendimento com o especialista do AME por telemedicina segue os mesmos protocolos que o presencial. Por meio da ligação telefônica, o médico procura saber como o paciente está se sentindo no momento. Quais são suas queixas e sobre os medicamentos que utiliza, entre outros pontos.
Durante a conversa, o profissional consegue identificar as necessidades do paciente e se uma consulta presencial precisa ser agendada ou mesmo se há uma urgência para que ocorra. Nestes casos, com a indicação do médico, o setor de agendamento entra em contato com a pessoa agendando a consulta presencial. Todo o atendimento é registrado no prontuário do paciente.
“Estou tendo relativamente sucesso, na minha especialidade, urologia. Eles [os pacientes] gostam de receber a ligação. A maioria dos meus pacientes são idosos. São muitos homens idosos que não gostam de sair de casa pela situação atual. Por enquanto, está indo tudo muito bem”, relata o urologista da unidade, Dr. Matheus A. C. Siqueira.
No AME, o atendimento via telemedicina segue a regulamentação do Ministério da Saúde, Portaria nº 467, de 20 de março. A ligação telefônica para realização de telemedicina na unidade é o recurso que melhor se adequa as necessidades dos usuários da região. Muitos pacientes atendidos são idosos e residem distantes da zona urbana.
 “Quando falta algum exame, precisa de alguma medicação, eu imprimo e deixa no Serviço Social. Aviso o paciente para passar lá e deixo um retorno presencial para ele sentir mais confiança, porque é muito novo pra eles”, finaliza o médico. Cuidar da saúde é uma necessidade que não pode ser adiada.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito