Setembro Amarelo: unidade realiza ações em prol da preservação da vida
15 de outubro de 2021
Por Talita Araújo
No mês de setembro é quando são realizadas as ações de conscientização sobre o suicídio. Com o intuito de promover a valorização da vida e a prevenção do suicídio, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de São José dos Campos realizou a campanha “Apoie quem precisa e peça apoio quando precisar” para orientar os colaboradores sobre a importância de conversar sobre o assunto, pois todos os anos cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Com as consequências advindas com a pandemia de Covid-19, como isolamento social, adoecimento de grande parte da população e os impactos na economia esses números podem aumentar. O diagnóstico precoce, o tratamento correto e o acompanhamento profissional adequado dos distúrbios mentais são caminhos que impactam diretamente na redução dessas mortes. Como parte da campanha para conscientização sobre o tema, a psicóloga Paula Zanchin apresentou a palestra “Rompendo o silêncio e preservando vidas” na sexta-feira, dia 24.
“Gostei bastante da palestra, pois abrangeu diversos setores. O que chamou minha atenção foi que devemos evitar o pré-julgamento e que é preciso se colocar no lugar da pessoa que nos procura. Vou levar isso adiante para os atendimentos que realizo e também para minha vida pessoal ”, relatou Karoline Aguiar, responsável pelo S.A.U. (Serviço de Atendimento ao Usuário).
Outra inciativa foi a árvore de mensagens elaborada com intuito de semear pensamentos e atitudes positivas. Ela esteve localizada no Espaço dos Colaboradores durante todo o mês para que as mensagens fossem retiradas pelos profissionais e também distribuídas entre os colegas de trabalho. O Setembro Amarelo na unidade foi encerrado com a palestra “Como está a saúde mental de quem promove saúde”, ministrada pelo enfermeiro especializado em saúde mental Rafael Vasconcellos.
Compartilhar