Tags

Unidades ISG organizam atividades pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente

13 de setembro de 2019

Por Olenka Lasevitch

A partir desteano, o dia 17 de setembro será lembrado como o Dia Mundial da Segurança doPaciente. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com oobjetivo de conscientizar e engajar profissionais que atuam na saúde sobre aimportância do tema. O ISG aderiu à campanha por meio de suas unidadeshospitalares, que estão desenvolvendo atividades em apoio à data.

UNIDADES DE SÃO PAULO:

No HospitalRegional de Registro foi desenvolvida uma programação especial de palestras paraos dias 17 e 18, com foco nas equipes médicas, de enfermagem emultidisciplinar, com temas como: Metas Internacionais de Segurança doPaciente; Entendendo o hospital; A importância no Núcleo Interno de Regulação(NIR); e Criação de um ambiente motivador. As palestras serão ministradas porprofissionais das equipes internas e convidados. O Hospital implantourecentemente o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). A apresentação dosintegrantes foi realizada na terça-feira, 10 de setembro, pela coordenadora daQualidade, Tatiane Alves. “Neste primeiro momento, iremos empoderar os timesresponsáveis por cada meta internacional de segurança: meta 1 de identificaçãosegura, meta 2 de comunicação efetiva, meta 3 de segurança nas medicações dealta vigilância, meta 4 cirurgia segura, meta 5 de controle de infecções e meta6 de redução queda”, explicou a coordenadora. 

“Prevenção deInfecção relacionada à assistência à saúde” será o tema do evento promovido noHospital Regional de São José dos Campos no dia 19/9, aberto também aestudantes e profissionais de saúde convidados. Entre os temas abordados estãohigienização das mãos, infecção em sítio cirúrgico e prevenção de infecções emterapia intensiva. Já o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São Josédos Campos vai promover eventos durante toda a semana de 16 a 20 de setembro,incluindo uma dinâmica e palestras com temas como identificação segura,segurança na utilização de medicamentos e processo de notificação.

No dia 17/9, oHospital Regional Jorge Rossmann vai organizar um evento voltado paracolaboradores e médicos composto por três palestras, ministradas porprofissionais do próprio hospital. Os temas serão: Segurança do paciente,Hospital amigo da criança sob o olhar da segurança do paciente e Experiênciasexitosas em segurança do paciente.

 

RIO DE JANEIRO:

Um minissimpósiosobre segurança do paciente está sendo organizado no Hospital Estadual AzevedoLima, em Niterói, Rio de Janeiro, para colaboradores de todos os setores. Oevento, que acontecerá no dia 17/9, vai contar com três palestras sobredesafios e práticas, riscos de quedas, úlcera de pressão e notificação deeventos adversos, além de um simulado destas aplicações na prática.

GOIÂNIA:

O HospitalEstadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), em Goiânia, promoverá a IISemana de Segurança do Paciente nos dias 17 e 18, com o tema “Cultura desegurança para a população”. O evento, voltado para os pacientes ecolaboradores, contará com palestras, rodas de conversas, ações in loco e tenda de serviços para apopulação.

 

Segundo a OMS,erros e riscos no cuidado com a saúde têm sido responsáveis por cerca de 135milhões de acidentes anuais envolvendo pacientes em hospitais de todo o mundo e80% destes casos, pelo menos, poderiam ser evitados com a adoção de práticasseguras e campanhas de conscientização. É o que temos feito constantemente nasunidades ISG. Este ano os hospitais Azevedo Lima, em Niterói, e HDT, emGoiânia, estiveram entre os primeiros hospitais públicos do país na redução deíndices de infecção hospitalar segundo o Proadi-SUS, programa do Ministério daSaúde focado na segurança do paciente.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito