Tags

A Saúde na semana (31/1 a 4/2) – Boletim ISG nº 110

4 de February de 2022

O Brasil fechou o mês de janeiro com cerca de 170 milhões de pessoas ou 77% da população vacinada com uma ou duas doses contra a Covid-19. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 15%  já tomaram a primeira dose. Enquanto isso, os números da Covid-19 seguem em alta e pela primeira vez desde setembro de 2021, a média móvel de óbitos no país chegou à casa dos 650, quando estava em queda, abaixo de 100.

Estudo dinamarquês sobre a “subvariante” BA.2 da Ômicron apontou que ela é 1,5 vez mais contagiosa que a BA.1 e que as pessoas não vacinadas têm mais chance de serem infectadas pela nova cepa, enquanto as vacinadas têm menos chance de pegar a doença. O avanço da Ômicron já tem impacto na projeção de crescimento mundial em 2022, passando de 4,9% para 4,4%, segundo o FMI.

A boa notícia é que a Anvisa aprovou o uso e a comercialização de autotestes para detecção da Covid-19. As empresas interessadas em vender os produtos em farmácias devem solicitar o registro. A comercialização, no entanto, não deve acontecer no curto prazo.

Finalmente, uma luz no fim do túnel: há uma tendência global de que os países comecem a afrouxar restrições e caminhar para um cenário em que a pandemia seja tratada como uma doença recorrente. Especialistas veem um cenário favorável para o fim de restrições ao comércio e eventos ao longo do ano com a convivência com o vírus e a recuperação da economia.

 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito