Tags

HRLN recebe prêmio “Amigo do Meio Ambiente” com reaproveitamento de água da chuva

8 de January de 2021

Por Thaís Almeida

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) recebeu o prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA) pelo projeto de operação e manutenção do sistema de aproveitamento de água de chuva, que conseguiu desde a implantação reduzir em 49% o consumo na unidade e gerar uma economia acumulada de cerca de 813 mil litros de água.

O Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA) foi criado pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária em parceria com o projeto Hospitais Saudáveis, e tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis no âmbito do SUS em todo o Brasil. Criado em 2008, o prêmio já está na sua 13ª edição e contabiliza mais de 1000 projetos avaliados.

No ano de 2020, 84 projetos de 11 Estados foram inscritos na premiação, abordando os temas: resíduos, energia, clima, compras, lideranças, alimentos e água. Entre os 84 inscritos, 15 foram premiados, entre eles o projeto desenvolvido e executado pelo Hospital Regional do Litoral Norte, sediado em Caraguatatuba e gerenciado pelo Instituto Sócrates Guanaes.

“A concepção hidráulica do nosso prédio já foi pensada para aproveitar a precipitação alta de chuva aqui na região, com uma média mensal de 200mm. Em junho deste ano, conseguimos colocar esse projeto de reaproveitamento de água da chuva para funcionar 100%, e logo comemoramos os resultados. Já registramos uma redução de 49% no consumo de água. Nosso sistema consiste em captação de água de chuva através das sarjetas, dos terraços e coberturas, e no armazenamento em 6 tanques subterrâneos. Essa água é bombeada para uma central de tratamento e de lá é enviada para os reservatórios de reuso, sendo utilizada nas bacias sanitárias e também na nossa reserva de incêndio, ou seja, nos hidrantes”, explicou a engenheira civil e coordenadora da manutenção do HRLN, Bianca Chagas que ainda lembrou que o sistema de reaproveitamento da chuva é todo automatizado,

Um prédio sustentável

Certificado com o selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) da Fundação Vanzolini no pré-projeto, projeto e execução, o prédio do HRLN vem desde março, quando iniciou suas atividades, funcionando em um sistema sustentável.

“O Hospital foi pensado para utilizar os recursos naturais da região e oferecer o melhor para os pacientes. Fizemos replantio de espécies nativas, com paisagismo humanizado, temos vidros em locais estratégicos para aproveitar a luz natural, utilizamos placas solares para aquecer a água, as torneiras possuem temporizadores, o sistema elétrico evita desperdício e perda de energia e nossas fachadas ainda são ventiladas, ou seja, temos um vão entre as paredes em contato com o ambiente externo e aquelas que isolam os espaços internos. O sistema de fachada ventilada que usamos é o de brises móveis (um dispositivo arquitetônico que funciona como uma persiana), que permite a entrada da luz e a pessoa consegue visualizar a praia e as paisagens no geral, de forma segura e humanizada. Com os brises móveis podemos aumentar ou diminuir a entrada de luz”, lembrou Bianca.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito