Tags

Orientação, atividades lúdicas e acolhimento em comemoração ao Novembro Azul

17 de November de 2021

A campanha Novembro Azul foi criada para conscientizar a sociedade quanto às questões relacionadas à saúde do homem, sobretudo a detecção precoce do câncer de próstata, que é o tipo mais comum de neoplasia maligna entre os homens em todo o mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em homenagem à data, as unidades ISG desenvolveram ações para apoiar a campanha e dar orientação aos colaboradores e pacientes, como palestras, iluminação das fachadas, material informativo, atividades lúdicas, refeições especiais e vestimentas na cor azul, entre outras.

O Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, que este ano inaugurou o Setor de Oncologia, organizou um café de acolhida para pacientes e funcionários e lançou uma campanha para arrecadação de lenços, bonés e chapéus para doação aos pacientes em tratamento oncológico. Em São José dos Campos, no Hospital Regional Dr. Rubens Savastano, alunos de Enfermagem da faculdade Anhanguera fizeram uma blitz com colaboradores, orientando sobre a prevenção ao câncer de próstata. Outras unidades, como o Hospital Regional de Registro, Hospital de Doenças Tropicais e Casa de Apoio e Condomínio Solidariedade (CEP-Sol), em Goiânia, Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos e os escritórios corporativos do ISG  em São Paulo e Salvador, organizaram atividades diversas ao longo do mês de novembro.

O radioterapeuta responsável pela Setor de Radioterapia da Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte, Dr. Guilherme Paulão Mendes, explica que nos tumores em fases iniciais o índice de cura fica acima de 95% e em casos avançados pode chegar a 80%. Segundo ele, o ideal é que, a partir dos 50 anos, os homens passem a fazer PSA e toque retal anualmente. Quem tem histórico na família (pai, avôs, tios), no entanto, o ideal é iniciar um pouco antes, com 45 anos pela recomendação internacional.

É sempre bom lembrar:

Estudos demonstram que os hábitos influenciam a nossa saúde em 50%. Outros 20% são determinados pela genética, mais 20% pelo ambiente e 10% pelas condições de acesso à assistência à saúde. Ou seja, atuamos diretamente em 70% dos determinantes da nossa saúde, portanto, cuide-se bem. Pratique exercícios físicos, procure manter uma dieta com mais frutas, legumes e verduras, elimine o cigarro, cuide do peso e seja feliz!

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito