Tags

17ª SIPAT HDT: Conscientização e Entretenimento em prol da segurança

30 de outubro de 2017

Promover um ambiente de trabalho harmônico e seguro para seus colaboradores é uma preocupação recorrente do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em todas as suas unidades. Culturalmente o Instituto apoia diretamente a realização de ações que reforcem esse posicionamento. Desta forma, e com o tema: Por um mundo melhor, o HDT realizou sua 17ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) entre os dias 25 a 27 de outubro, quarta a sexta-feira, com uma animada programação organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Gestão de Pessoas da unidade.
Na abertura, a mesa diretiva do evento foi composta pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Priscila Barcelos; pelo gerente administrativo, Antônio Jorge Maciel; peko diretor de Ensino e Pesquisa, João Alves; e pela diretora técnica, Heloína Claret. Após os integrantes da mesa darem boas vindas aos participantes, o Sexteto 193, grupo parte da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, realizou uma apresentação musical como forma de dar início à programação. 
Sexteto 193, da Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, abrilhantou a abertura do evento.
Na parte da manhã, o advogado trabalhista Marcelo Gurgel realizou uma palestra sobre “Assédio Moral”, quando explicou o conceito e quais os tipos de assédio que existem no trabalho. À tarde, o enfermeiro do Trabalho e professor do Tele Saúde, Aislan Stival, ministrou palestra sobre Câncer de Mama, momento em que enfatizou sobre os principais fatores de risco, além dos sinais da doença. Ao fim, deixou o seguinte alerta: “A prevenção é sempre melhor que a correção e por isso é importante que as mulheres e os homens participem e ajam como multiplicadores da informação”.
A colaboradora Adjaína Mendes aprovou a programação do  evento. “Foi um momento de aprendizado e diversão. Estou ansiosa para acompanhar os próximos dias”, afirmou. Segundo a diretora técnica, Heloína Claret, é muito importante a participação dos colaboradores na Sipat. “Durante esses três dias vamos reforçar a importância da prevenção de  doenças e acidentes no ambiente de trabalho, por meio de palestras, sorteios de brindes e atividades motivacionais, uma vez que, os profissionais estando protegidos, os pacientes também estarão”, destacou a diretora. 
Na quinta-feira (26), o tema da palestra foi “Alimentação saudável”, ministrada pela nutricionista do hospital, Amanda Zardini, que esclareceu sobre o consumo de alimentos e alertou para os perigos das dietas da moda que excluem alimentos importantes. Em seguida a Banda Constellation, formada por servidores do HDT exclusivamente para o evento, se apresentou com muita animação, cantando paródias que alertavam sobre a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). No período da tarde, houve ainda uma apresentação da peça teatral “Previsões de madame Zoraice e os Acidentes de Trabalho”, realizado pelo grupo Saudarte. O mesmo grupo percorreu os setores do hospital, no período noturno, cantando paródias sobre prevenção de acidentes. 
Peça teatral foi mais uma atração lúdica para entreter e disseminar segurança entre os colaboradores.
No último dia do evento, a programação começou com a palestra “Impactos da ergonomia no Trabalho”, ministrada pela coordenadora do Setor de Reabilitação do HDT – Fernanda Lélis. A fisioterapeuta falou da aplicação da ergonomia – que propicia alcançar ótima produtividade, com conforto e segurança;  emprego de normas e leis e seus impactos na saúde do trabalhador. Ao fim, a psicóloga da unidade, Silvane Tomilin, realizou uma dinâmica sobre “Constelaçao sistêmica”. Para trabalhadores em hospitais, a Constelação atua como um suporte na hora de olhar para as doenças e perceber o que atua por trás da manifestação do problema de saúde. 
Os servidores e organizadores ficaram satisfeitos com o evento, que coroou um dos princípios do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) – Organização Social (OS) gestora do HDT -, que é investir na qualidade de vida e segurança de seus colaboradores. “Essa foi uma das melhores SIPAT que já participei. Me surpreendi com o talento e criatividade dos colegas”, disse o enfermeiro e coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do hospital, Geraldo Gomes. “A apresentação das paródias foi excelente. Todas demonstraram alto nível na criatividade, na empolgação e fidelidade ao tema”, acrescentou a faturista, Alessandra Coutinho.
Momento prático da palestra com o tema: “Impactos da Ergonomia no Mercado de Trabalho”.
Segundo a presidente celetista da CIPA, Maria José Nunes, “o principal objetivo dessa edição da SIPAT foi orientar e conscientizar os colaboradores quanto aos acidentes de trabalho com uma visão de prevenção, com o intuito de que possam atuar de forma segura, tomando atitudes que evitem resultados indesejáveis quanto à saúde e à segurança”, disse. Para o supervisor do SESMT, Fernando Pereira, foi uma ação muito positiva. “Mais do que cumprir uma regulação, a SIPAT ocorre para que haja uma reflexão sobre a saúde e segurança no trabalho, o que é extremamente necessário para um mundo melhor”, salientou.
  

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito