Tags

De mãos dadas pela qualidade

6 de abril de 2018

O envolvimento dos colaboradores em todas as ações de uma unidade de saúde é uma ferramenta ímpar para sustentar e orientar de forma adequada o desenvolvimento da missão maior: salvar vidas. Dessa forma, a gestão do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) busca valorizar a transparência e a horizontalidade das informações, ciente de que, ao envolver os colaboradores nos mais diversos assuntos referentes às suas unidades, está na verdade os empoderando para praticar uma assistência ao paciente cada vez mais concisa e preparada.
Um exemplo prático desse envolvimento foi percebido na manhã de hoje no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo ISG desde junho de 2012 em Goiânia, Goiás. Grande parte dos colaboradores da unidade foi trabalhar vestida com roupas das cores verde ou azul, representando o processo de melhoria contínua praticado atualmente através do recém criado 6 SIMC (Sistema Integrado de Melhoria Contínua), um sistema voltado para a estruturação dos processos de todos os setores do hospital e que visa fortalecer as ações integradas entre eles.
Através da ação intitulada “De mãos dadas pela qualidade”, os colaboradores se uniram para demonstrar de maneira simbólica que estão integrados com a realidade vivida pelo hospital. 
Segundo a diretora geral da unidade, Aline Oliveira, a ação foi motivada não somente para integrar todos os colaboradores às práticas de melhoria contínua, mas também para demonstrar a importância de cada um deles para o alcance dos resultados da unidade: “A motivação é importante para nossos colaboradores. Além de se sentirem parte integrante do processo eles percebem que as sugestões são ouvidas e acolhidas no processo de implantação do 6 SIMC. Estamos passando por um momento importante da Qualidade que não visa somente qualificar nossos processos, mas tem como finalidade principal obter a evolução das nossas práticas que irão culminar em uma consolidação da assistência de qualidade que prestamos”, disse.
Um dos colaboradores presentes na ação, o analista de suporte, Carlúcio Mendonça, reforçou que é através de momentos como esse que cada membro da equipe percebe o reconhecimento da sua importância por parte da gestão: “De maneira recorrente somos chamados para participar de reuniões, ações, momentos de tomadas de decisão. Percebemos de forma clara que somos parte de um todo. Isso é muito gratificante, pois além de valorizar cada colaborador, evidencia que mesmo de maneira indireta estamos contribuindo para a melhoria da qualidade no HDT”.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito