Tags

Equipes das UTI’s do HDT recebem treinamento teórico-prático de posição prona

18 de maio de 2021

Por: Igor Guimarães

 

Os profissionais de todas as unidades de terapia intensiva do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), foram treinados durante a última semana para realização das manobras de prona e supina aos pacientes graves internados com Covid-19 ou outra comorbidade respiratória. A manobra que consiste em virar os pacientes de bruços para proporcionar melhora respiratória é considerada bastante efetiva na diminuição do desconforto respiratório de pacientes com síndrome aguda.

A ação, promovida pelas coordenações de enfermagem e fisioterapia da unidade, foi realizada nos períodos diurno e noturno, alcançando todos profissionais que fazem parte do processo.

Segundo a enfermeira responsável pela Ala que trata pacientes com Covid-19 no hospital, Tainara Fagundes, o treinamento permitirá aos profissionais a aplicação mais efetiva de um método muito eficaz para pacientes com dificuldade respiratória. “Aproveitamos o treinamento para sistematizar o cuidado livre de danos e instituir o checklist de prona segura construído pelo nosso setor de Reabilitação. A Prona é eficaz na maioria dos casos e um método acessível que salva vidas”, pontuou.

A diretora técnica da unidade, Dra. Fernanda Pedrosa, ressaltou que os colaboradores do hospital têm passado por constantes treinamentos. “Uma das nossas missões é formar gente pra cuidar de gente. De maneira recorrente temos promovido treinamentos práticos e teóricos com nossas equipes. A prestação de uma assistência qualificada passa, necessariamente, por uma atualização efetiva dos profissionais de saúde”, finalizou a diretora.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito