Tags

Foco no Controle das Infecções!

9 de maio de 2017

Depoisde quatro dias de uma programação lúdica e animada, o Hospital de DoençasTropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), por meio do Serviço de Controle de InfecçãoHospitalar (SCIH), encerrou na última sexta-feira (05) – data em que secomemora o Dia Mundial de Higienização das Mãos –  a IX Semana de Controle de Infecção Hospitalarda unidade com a encenação do Jornal Nacional.

Paraalertar e conscientizar os profissionais do hospital sobre a importância que alavagem correta das mãos tem na prevenção das infecções relacionadas àassistência à saúde (IRAS), dez colaboradores se caracterizaram comoapresentadores e repórteres de televisão e apresentaram com uma linguagem clarae de maneira divertida o HDTimes, no auditório da unidade. As reportagens foramgravadas durante abordagens setoriais e visitas de conscientização realizadasao decorrer da semana. No momento da gravação, os profissionais dos maisvariados setores e os pacientes, além de receberem as orientações, foramfilmados e questionados sobre a higienização das mãos. Foram apresentadastambém, reportagens sobre infecção primária de corrente sanguínea relacionadaao cateter venoso central.

Aforma de tratar um assunto tão importante de maneira leve, chamou a atenção detodos do auditório. Para Helen Cássia, enfermeira residente da unidade, o tipode abordagem foi aprovado: “Geralmente palestra é muito maçante e acabamos nãogravando a informação. Essa abordagem, de forma dinâmica e envolvente, conseguefazer com que memorizemos e reforcemos a quem está ao nosso lado sobre aimportância de se lavar as mãos”, afirmou.

Segundoa coordenadora do Serviço de Vigilância em Saúde (SVS), Thaís Yochida, a açãofoi uma oportunidade de disseminar a importância do controle de infecções elevar conhecimento de forma divertida e interativa para mobilizar e estimularos profissionais da saúde. “Para ampliar a abordagem, tivemos a ideia de fazerum telejornal de forma bem descontraída e que trouxesse notícias locais daunidade para mostrar a realidade, como os profissionais já lidam com aprevenção e controle das infecções e aproveitar para trazer informações sobrecomo otimizar esses cuidados, as medidas de controle e principalmente emrelação a infecção primária de corrente sanguínea”, explicou.

Deacordo com a médica infectologista Luciana Pinelli, a Semana de Controle deInfecção Hospitalar, atingiu o objetivo para o qual foi idealizada. “Durante asabordagens, sentimos que os profissionais entenderam que podem melhorar oprocesso de higienização das mãos, que é uma atitude simples, mas muito eficaz”,afirmou. Luciana acrescentou ainda que a higienização das mãos “éconscientização, treinamento e monitoramento contínuo”. Segundo ela, durante aprogramação, a unidade deu início à abordagem da Organização Mundial de Saúde (OMS)intitulada Estratégia Multimodal, que é a implementação de melhorias na higienedas mãos em serviços de saúde.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito