Tags

HDT alerta como se prevenir das doenças do inverno

12 de julho de 2019

O inverno chegou e, com ele, as baixastemperaturas e clima mais seco. Esta época do ano além das festas, comidas,hábitos e vestimentas típicas, também costuma ser marcada pelo maioraparecimento de doenças de transmissão respiratória, como a gripe e a meningiteque se proliferam com maior facilidade devido à maior proximidade entre pessoasinfectadas e pessoas saudáveis, por períodos prolongados, em  ambientes fechados.

O vírus causador da gripe penetra no organismoprincipalmente pelas mucosas do nariz, boca e olhos e convive bem comtemperaturas mais baixas. Os sintomas incluem febre, calafrios, doresmusculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. Oinfectologista do Hospital de Doenças Tropicais dr Anuar Auad (HDT), AlexandreCosta, explica a forma de tratamento dessas enfermidades. “O paciente queaparece com o quadro de doenças respiratórias, é internado nos casos maisgraves e em geral, é tratado com medicação para aliviar os sintomas, comexceção do vírus H1N1, que possui um medicamento específico”.

Já a meningite, inflamação das membranas queenvolvem o cérebro e a medula também tem sua incidência aumentada nessa épocado ano devido aos ambientes fechados e pouco ventilados. Pode levar à morte,sobretudo nas pessoas mais suscetíveis como crianças e idosos. Os sintomas maiscomuns da meningite são febre, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos,náuseas e rigidez na nuca.

O infectologista esclarece que existem doistipos de meningite mais comuns, a bacteriana e a viral, diferenciada pelanecessidade ou não de tratamento com antibióticos. “O diagnóstico é feito peloexame do líquido que banha o sistema nervoso, o líquor. Após colher estematerial e constatado como bacteriano, o tratamento é feito com antibiótico porum determinado tempo, que é teoricamente solucionado entre sete a dez dias”. Emcasos virais, Alexandre informa que o paciente é tratado com analgésicos para ocontrole dos sintomas.

Algumas ações podem ajudar a prevenir asdoenças de transmissão respiratória, comuns no inverno:

1) Lavar as mãos com regularidade e evitar ambientes fechados e poucoventilados.

2) Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel sempre que tossir ouespirrar e proteger a boca e o nariz com lenços ao tossir ou espirrar.

3) Higienizar as mãos depois de usar o banheiro e antes de comer, de tocaros olhos, boca ou nariz.

4) Evitar levar as mãos aos olhos, nariz ou boca antes de higienizá-las.

5) Manter os lugares sempre arejados e recebendo a luz solar, pois ajudam aeliminar possíveis agentes das infecções respiratórias.

6) Manter alimentação balanceada, ingerir líquidos e praticar atividadesfísicas também são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito