Tags

HDT celebra Dia Mundial de combate à AIDS com doação de sangue e ações culturais

2 de dezembro de 2021

Por Igor Guimarães

Para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids (1º de dezembro), a equipe do Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu o evento: 40 anos de HIV – HDT inserido no milagre da Medicina.

Nesta quarta-feira (01), o hospital recebeu – pela terceira vez no ano – a unidade móvel do Hemocentro para a captação de bolsas de sangue. Mais uma vez, a parceria entre as unidades foi um sucesso e mais de 60 bolsas de sangue foram doadas e 21 cadastros de medula realizados.

Além disso, a equipe contou com apresentações musicais e culturais. O médico infectologista do HDT, Dr. Mário Sakai, promoveu uma apresentação com guitarra no jardim da unidade e o artista performático, Guto Rocha, realizou, no ambulatório e no auditório do hospital, o show “Toda forma de amor”.

A programação se encerrou com uma mesa redonda que contou com momentos de fala de grandes expoentes da Infectologia goiana que trataram sobre os principais aspectos e avanços da doença, além, claro, do papel do HDT nesse contexto.

Durante o evento, o Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Dr. Sandro Rodrigues e o assessor institucional do Secretário de Estado da Saúde Ismael Alexandrino, Enf. Fernando Jesus, representaram a SES-GO.

Segundo o Superintendente Dr. Sandro Rodrigues, o HDT é uma das principais unidades de Infectologia do país.

“Temos muito orgulho de ter o HDT na saúde pública de nosso Estado. Esta unidade possui um corpo clínico e multiprofissional de gabarito. É o único hospital especializado em Infectologia do país com certificação ONA 2 e grande referência para a região Centro-Oeste no atendimento a pacientes com doenças infecciosas e dermatológicas. A celebração do Dia Mundial da luta contra a Aids é mais um reforço da atuação protagonista do HDT na saúde pública”, pontuou.

Para a Supervisora de Residência Médica em Infectologia e Coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa do HDT, Dra. Lísia Moura Tomich, organizadora do evento comemorativo, o papel do HDT em todo o contexto da Aids no estado de Goiás é de vanguarda.

“Nosso hospital teve e tem papel fundamental na prevenção do HIV, no diagnóstico precoce e no tratamento de pessoas que vivem com HIV. Nossa atuação desde o apoio clínico, psicológico e social com os pacientes, sem sombra de dúvidas, colabora para a desestigmatização da doença, fortalece a adesão ao auto-cuidado e possibilita que as pessoas tenham qualidade de vida.”

Para encerrar, o evento ainda contou com a exibição do curta-metragem “Beat 97”, que participou do Festival Internacional da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás (DIGO).

 

  • Mesa redonda que relembrou atuação histórica do HDT no combate à Aids contou com médicos considerados expoentes da infectologia goiana e com presença de representantes da SES-GO.

  • Equipe do Hemocentro de Goiás ficou o dia todo no HDT e celebrou o resultado de 62 bolsas de sangue doadas e 21 cadastros de medula realizados.

  • O artista performático, Guto Rocha, realizou, no ambulatório e no auditório do hospital, o show “Toda forma de amor”.

  • O evento ainda contou com apresentação musical do médico infectologista do HDT, Dr. Mário Sakai, que realizou uma apresentação com guitarra no jardim da unidade.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito