Tags

HDT/HAA desenvolve ações em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS

1 de dezembro de 2016

Com o objetivo de conscientizar a população sobrea Aids e de que são necessários cuidados para evitar a proliferação do vírusHIV, o Hospital de Doenças Tropicaisdr. Anuar Auad (HDT/HAA),unidade gerida pelo ISG em Goiânia e  referência no tratamento de doençasinfectocontagiosas e dermatológicas, realiza uma série de atividades entre osdias 1º e 3 de dezembro (quinta-feira e sábado), devido ao Dia Mundial de Lutacontra a AIDS, lembrado no dia primeiro do último mês do ano.

A solenidade deabertura das atividades ocorreu nesta manhã no auditório do hospital. Aprimeira atração do evento foi a palestra da infectologista Luciana Oliveiracom o tema “HIV – Sua evolução no HDT e no estado de Goiás”. Logo após, houvetambém uma apresentação cultural da cantora Alba Franco, exibição de vídeo compersonalidades portadoras do HIV, apresentação do livro “Libido e seus ensaiossobre um vírus – HIV”, do autor Luigi Moreno, recital de poesias e homenagem àequipe médica do HDT/HAA.

As atividadestambém serão realizadas em locais públicos. Durante os três primeiros dias dedezembro haverá exposição de banner com distribuição de preservativos efolhetos educativos nos shoppings Araguaia, em Goiânia, e Buriti, em Aparecidade Goiânia. No Centro de Educação de Jovens e Adultos, o hospital promove umamesa redonda nos dias 1 e 2 (quinta e sexta-feira) para discussão com os alunosdo ensino médio sobre o tema “Desmistificando mitos e esclarecendo dúvidassobre HIV/AIDS”.

Atendimento

HIV/AIDS é o carro-chefe de atendimentos no HDT/HAA.  Entre os pacientesinternados na unidade, 50% são soropositivos, e cerca de 80% dos atendimentosambulatoriais são aos portadores do vírus. A unidade ainda fornece medicamentosa mais de 8.700 pacientes. Em 2015, o Núcleo Hospitalar de VigilânciaEpidemiológica (NHVE) da unidade contabilizou 423 casos notificados de pessoascom HIV/AIDS, e, em 2016,até novembro, foram notificados 266 casos.

Prevenção

De acordo com umestudo do Programa Conjunto das Nações Unidas sobreHIV/AIDS (Unaids), o número de pessoas vivendo com Aids noBrasil aumentou. Entre 2010 e 2015, essa população saltou de 700 mil para 830mil e mata cerca de 15 mil pessoas por ano. Para a Unaids, o Brasil viu aepidemia avançar porque a população não está se prevenindo como deveria. Ainfectologista do HDT/HAA, Luciana Oliveira, concorda com essa avaliação eexplica que está havendo uma banalização da doença. A médica lembra que, pelofato de ter reduzido o caso de números de morte pela doença e pelos jovens nãoterem vivenciado a realidade da Aids nos anos 90, fez com que muitos nãotemessem mais a Aids. “A população está menos temerosa e está se expondo mais,não usando preservativo. É importante que o indivíduo tome consciência de que acamisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra a Aids e muitas outrasdoenças sexualmente transmissíveis”, alerta a infectologista.

No HDT/HAA, também há o acompanhamento da gestação demulheres soropositivas por meio do Programa Prevenir Para a Vida, desenvolvidopelo setor de Psicologia. Graças a este trabalho, Goiás tem sido referência nocontrole do HIV/Aids no país com a diminuição de casos de transmissão vertical(situação em que a criança é infectada durante a gestação, no parto ou por meioda amamentação). Por meio do programa, os filhos recebem leite especial atéatingirem um ano e meio de vida, ampliando o tempo previsto pelo Ministério da Saúde(MS), que é de 12 meses. A doação é importante pois as mães não amamentam seusfilhos para não transmitirem o vírus. Desde que foi implantado, em 2003, maisde 1.250 mulheres já passaram pelo programa e, atualmente, a taxa detransmissão vertical é próxima de zero.

Legenda da foto: Na foto, da esquerda para a direita, diretora técnica do HDT/HAA, DrªLetícia Aires, assessora da qualidade, Ana Maria Mendonça, enfermeira da educação continuada, Janaina Santos, coordenadora de ensino, Drª Ana Joaquina, diretora geral do HDT/HAA, Drª Anamaria Arruda, diretora de ensino e pesquisa do HDT/HAA, Drª Ledice Inácia, coordenadora de ensino e pesquisa Wanessa Ayrão e a secretária executiva da diretoria de ensino, Maria José.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito