Tags

HDT/HAA promove 1º Simpósio de Cuidados Paliativos

11 de outubro de 2017

No mês em que é lembrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos (14 de outubro), o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) realizou o 1º Simpósio deCuidados Paliativos na última sexta-feira (6 de outubro), no auditório daunidade. Durante a abertura, os participantes da mesa diretiva, formada peladiretora geral do hospital, Aline Oliveira; diretora técnica, Heloína Claret; diretorde Ensino e Pesquisa, João Alves e a coordenadora do Núcleo Técnico Científicode Cuidados Paliativos (NTCCP), Jacqueline Rangel, deram boas vindas aosparticipantes e destacaram a importância de discutir sobre o assunto.

Oevento, voltado para profissionais da área de saúde, organizado pelo NTCCP daunidade, teve como objetivo ampliar as discussõessobre o tema. As palestras abordaram os tópicos:“Comunicação de más notícias”, pela psicóloga do Grupo de ApoioPaliativo ao Paciente Oncológico (Gappo) do Hospital Araújo Jorge, Edirrah Gorett; “Dinâmica – Linha da Vida”, pela psicóloga do NTCCP do HDT, Lúcia Chein;e   “Hipodermóclise”, por Leiliane Brito, que é enfermeirado Gappo.  Já os temas discutidos nasmesas redondas foram: – “Cuidados paliativos e suas peculiaridades” – que tevecomo participantes o  geriatra do HDT,Marco Aurélio, o médico geriatra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ricardo Borges, e o geriatra e presidente do Comitê de CuidadosPaliativos do Centro de Reabilitação e Readaptação dr. Henrique Santillo(Crer), Fernando Henrique de Paula -, e “Cuidados paliativos em HIV”.Participaram do debate a coordenadora do NTCCP do HDT/HAA, Jacqueline Rangel dapsicóloga do mesmo núcleo, Lúcia Chein e o geriatra do grupo, MarcoAurélio. 

Para Jacqueline Rangel, o evento significa um sonho realizado. “É muitogratificante discutir sobre esse tema em nossa unidade, que começou essetrabalho há pouco mais de dois anos e já evoluiu muito”, afirmou. Segundo adiretora geral,Aline Oliveira, a busca pela segurança e conforto do paciente é um dosprincípios básicos do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) – Organização Social gestorado HDT/HAA -, por meio de seu fundador André Guanaes. “É nossa obrigaçãogarantir qualidade de vida e dignidade até a morte, o que acontece compacientes que recebem os cuidados paliativos”, disse.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito