Tags

HDT/HAA promove conhecimento científico com VII Jornada

29 de agosto de 2017

Por Marilane Correntino

Sob gestão do ISG desde junho de 2012, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) tem sido uma unidade cada vez mais fértil. Recebeu menção honrosa no concurso cultural do Ministério da Saúde “Humaniza SUS” em 2014, como unidade referência nacional em práticas de humanização. É também o primeiro e único hospital de infectologia do país a possuir o selo de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Conquistas como essas somente são possíveis quando a unidade possui profissionais engajados e unidos em uma mesma missão, e fortalecem ainda mais a preocupação do Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em “formar gente pra cuidar de gente”.

Pensando desta forma, o Instituto promoveu nos dias 25 e 26 de agosto (sexta-feira e sábado), no auditório da área IV da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) a VII Jornada Científica do HDT/HAA, que neste ano teve como tema: “HDT/HAA: 40 anos aServiço da Saúde em Goiás”. Voltado para colaboradores dohospital,  profissionais de saúde e estudantes, o evento, idealizado pelaDiretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade contou com conferências,mesas redondas, minicursos e debates sobre assuntos atuais relacionados àsdoenças infecciosas e dermatológicas.

No dia 25 (sexta-feira), a jornadafoi aberta na parte da manhã com minicurso coordenado pelo infectologista LuizCarlos Silva sobre “Atualização em Terapia Antimicrobiana”. As aulas foramministradas pelos infectologistas, Jose David Urbaez – da Secretaria de Saúdedo Distrito Federal, sobre “Atualização em Antifúngicos” e Christiane Kobal, doHDT/HAA, com o tema “Novos ‘DAAs’ no tratamento da Hepatite C”.  Na rodada de palestras, o infectologista AlexandreCunha, do Hospital de Brasília e Laboratório SABIN, atualizou os 74participantes sobre as pesquisas mais recentes em Tratamento das Infecções emBactérias Gram Negativas Resistentes. Em seguida, a infectologista Moara SantaBárbara Borges, que faz parte do corpo clínico do Hospital das Clinicas (HC),da Universidade Federal de Goiás (UFG), falou sobre o mesmo tema, levando emconta as bactérias Gram Positivas Resistentes.

Na parte da tarde, oinfectologista João Bosco Junior palestrou sobre “Epidemiologia das FebresHemorrágicas no Brasil”, quando falou sobre as diferenças de vírus da dengue –DEN-1, DEN-2, DEN-3 E DEN-4 – e alertou sobre o tipo DEN-2, que antes não eraencontrado em Goiás, mas que, recentemente, houve alguns registros deportadores desse tipo de vírus no estado. O infectologista também mencionou aimportância de estar atento aos sinais emitidos nas cidades e da vacinação, paraque uma epidemia não aconteça. “Se houver cobertura da vacina nas primeirasmanifestações da doença, o número de óbitos diminui”, informou. Para completaro tema de febres hemorrágicas, a infectologista Adriana Oliveira ministrou umaaula sobre “Dengue e Febre Amarela”. A médica chamou atenção para a imunizaçãoque está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan para combater amanifestação da doença. “Essa promete ser a mais promissora, com dose única eeficácia de 80%”, anunciou. 

O infectologista João Bosco Junior ministrou palestra com o tema “Epidemiologia das Febres Hemorrágicas no Brasil”.

Logo em seguida, oinfectologista Marcelo Ferreira, professor da Universidade Federal de Uberlândia(UFU), ministrou sobre as doenças endêmicas Hantavirose e Leptospirose, ambastransmitidas por ratos, silvestres e urbanos, respectivamente. Simão alertousobre a possibilidade de confundir o diagnóstico de Hantavirose com Pneumonia,uma vez que nos dois casos o exame de radiografia acusa uma mancha no pulmão.Para finalizar o primeiro dia da Jornada, o infectologista Rodrigo Nogueira eprofessor na Universidade de Campinas (Unicamp) dividiu com os profissionais daárea da saúde de Goiás um pouco da experiência vivida em São Paulo por meio dapesquisa sobre Febre Maculosa (transmitida pelo carrapato), já que este é oestado que detém o maior número de casos da doença no Brasil. O professormostrou as características clínicas, como ela ocorre em quem é acometido pela patologiagrave, uma vez que o risco de morte é de quase 50%.

A abertura oficial do eventofoi realizada no segundo dia , 26 de agosto (sábado). Em umacerimônia solene, Aline Oliveira, diretora geral da unidade e na ocasião representante do fundador e superintendente técnico-científico do ISG, André Guanaes reforçou a relevância do evento para a saúde pública do Estado. ” Para mim é um grande prazer fazer parte da mesa solene deste evento tão importante para a saúde pública do Estado de Goiás. É com muito orgulho que venho na condição de diretora geral do Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad e do Condomínio Solidariedade. Represento nesta manhã, o fundador e superintendente técnico-científico do ISG, Dr. André Guanaes. Reconhecidamente um grande entusiasta da saúde pública de qualidade, dr. André sempre valorizou por meio das ações do ISG a prática da educação continuada e do conhecimento científico nas unidades geridas pelo instituto”, disse.

A médica pediatra,superintendente de Educação e Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), daSecretaria de Estado de Saúde (SES-GO), Irani Ribeiro, que na ocasiãorepresentava o governador Marconi Perillo, parabenizou o hospital pelos 40 anosde serviço e pela realização da jornada. “A capacitação deve ser permanente nanossa área”, enfatizou. Para compor a mesa da abertura oficial, tambémestiveram presentes o médico e superintendente executivo da SES-GO, DeusdedithVaz, representando o Secretário Estadual de Saúde, Leonardo Moura Vilela; MoaraAlves, presidente da Sociedade Goiana de Infectologia; Adriano Jaime ConsorteLoyola, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Heloína ClaretCastro, diretora técnica do HDT; Analzira Nobre, diretora técnica do CondomínioSolidariedade; Darlan Tavares Feitosa, coordenador de Pós-Graduação StrictoSensu da PUC Goiás, representando o reitor da universidade Wolmir TherezioAmado; e também Gustavo Sebba, deputado estadual e presidente da Comissão deSaúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

O representante da FundaçãoOswaldo Cruz (Fiocruz) no Comitê de Implementação do Programa Nacional deSegurança do Paciente, Victor Grabois, iniciou o ciclo de palestras da aberturaoficial da jornada. Especialista em gestão Hospitalar pela École Nationale deSanté Publique, da França, o profissional abordou o tema “Segurança doPaciente: Quais os desafios?”. Segundo o profissional, entre quatro pacientescirúrgicos internados, pelo menos um sofre alguma complicação nopós-operatório. Para ele, quase 50% de todos os eventos adversos em pacienteshospitalizados estão relacionados à assistência cirúrgica. “Prevenir em segurançado paciente reduz custos ao hospital e aumenta a qualidade do serviçooferecido”, argumenta.

 Victor Grabois da Fiocruz é um dos maiores especialistas do país quando o assunto é Segurança do Paciente

 

 

Em seguida, a mesa redondapresidida pela infectologista Ledice Inácia abordou o tema “LeishmaniosesTegumentar e Visceral”. A palestrante Fátima Ribeiro, componente da mesa,explicou sobre a relação parasita e hospedeiro e as diversas manifestaçõesclínicas, desde a mais simples (cutânea) até a grave (visceral). Paracompletar, o infectologista José Angelo Lauletta Lindoso destacou sobre acomplexidade da doença. Para encerrar, a mestre pela Fiocruz, AnaLúcia GomesLopes Oliveira, abordou o tema “Influência do estado nutricional no tratamentodo paciente”. As palestras e exposições continuaram durante toda a tarde,discutindo temas como Hanseníase, Infecções sexualmente transmissíveis emmulheres e Imunologia dos Biológicos.

Ainda, ao longo dos dois diasde evento, profissionais da saúde expuseram no corredor da Jornada Científica aconclusão de trabalhos realizados na área. Seis trabalhos, divididos em duasmodalidades – pôsteres e temas livres – foram classificados como os melhores.Na categoria pôster, Maly Albuquerque, Stefane Arruda Macedo e AdelaideFernandes Costas foram premidas pelas pesquisas realizadas com HIV e AIDS,Segurança do Paciente e Profissional da Saúde e Hepatites Virais,respectivamente. Na categoria Tema Livre, Virginia Aurenita Garcia Cabral,abordando o tema Infecções Fúngicas, e Raissa Stefany Ferreira de Sousa e AnaCarla Dias Leite, ambas com pesquisas realizadas sobre Infecções relacionadas àassistência à saúde tiveram seus trabalhos destacados. As seis profissionaisreceberam menção honrosa pelas atividades desenvolvidas. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito