Tags

HDT/HAA realiza palestra de orientação sobre a saúde do homem

9 de novembro de 2016

Como parte dacampanha Novembro Azul, quetem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnósticoprecoce do câncer de próstata e da atenção à saúde do homem, o Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA), unidade gerida pelo ISG em Goiânia, pormeio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e emMedicina do Trabalho (SESMT), realizou na tarde desta terça-feira (8 denovembro), em seu auditório, a palestra “Novembro Azul – a Saúde do Homem”. Aconferência foi ministrada pela técnica em Saúde do Homem da Superintendênciade Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), da Secretaria de Estado deSaúde (SES-GO), psicóloga Maria Vitória Sousa.

A ministrante alertou que a cada três adultosque morrem, dois são homens; na faixa etária de 20 a 30 anos, a cada cincomortes, quatro são homens e que os homens vivem, em média, sete anos a menosque as mulheres. Maria Vitória explicou sobre as barreiras culturais e institucionaisque inibem o homem de procurar por serviços de saúde, como o conceito demasculinidade, falta de tempo, não reconhecimento da doença, entre outros, efalou sobre os desafios e ações para reverter esse quadro, como a campanha dopré-natal masculino – realizada pelo Ministério da Saúde para fazer com que ohomem faça exames com mais frequência. “O projeto é um apelo para que o homemse cuide para cuidar de sua família”, disse a psicóloga. Ela abordou ainda sobrea importância do autoexame dos testículos. “Esse autoexame é fundamentalpara a prevenção do câncer de próstata e deve ser feito todos os meses”,alertou Maria Vitória.

Durantea palestra foram apresentados dois vídeos, que difundiram a ideia de que omachismo não combina com saúde. O colaborador Albeny Avelino achou interessante a estratégiapara incentivar o homem a procurar o médico. “Acho importante essa abordagem. Ohomem tem que se cuidar mesmo. Eu não gosto de tirar sangue, mas, mesmo com essereceio, faço questão de procurar os serviços de saúde”, pontuou Albeny. Ocolaborador Walter André da Silva achou a ação diferente e inovadora. “Pude entender melhorquais as principais doenças a que nós homens estamos vulneráveis”, afirmou.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito