Tags

HDT promove evento em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

19 de maio de 2023

Nos últimos dias 17 e 18 de maio, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, realizou uma série de atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

O evento foi uma iniciativa do Projeto Acolher que tem como objetivo a disseminação de informações pertinentes à promoção de saúde aos pacientes e acompanhantes presentes no ambulatório da unidade. Além disso, profissionais de todos os setores do hospital foram convidados a participar de uma palestra sobre o tema, com o intuito de orientar e sensibilizar as equipes para essa importante questão.

A psicóloga Lígia da Fonseca Bernardes, que atua na Coordenação de Cuidado à Saúde das Pessoas em Situação de Violência (SPAIS/SES-GO), ministrou a roda de conversa com os pacientes e a palestra para os colaboradores. Ela abordou os tipos de violência – física, psicológica, negligência, abandono, abuso e exploração sexual – e revelou que a maioria dos agressores são pessoas de confiança das crianças e vivem na mesma casa. Lígia ainda enfatizou formas de prevenção e detecção dos abusos. “Romper com o ciclo de violência é um desafio de todos. Por isso, precisamos estar atentos aos sinais e agir em defesa das crianças e adolescentes”, destacou. Para denunciar casos de abuso e violência contra crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100 – Direitos Humanos. “Não é preciso se identificar e em 24 horas o caso chega para o Conselho Tutelar do município e os demais órgãos responsáveis”, orientou Lígia.

O diretor executivo do HDT, Antonio Jorge, reforçou a importância de falar abertamente sobre o tema. “É fundamental que os profissionais de saúde estejam atentos e engajados na proteção das crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro seguro e saudável para nossa juventude.”, finalizou.

  • Psicóloga Lígia da Fonseca Bernardes conversa com os pacientes e acompanhantes presentes no ambulatório do HDT

  • Colaboradores participam de palestra sobre o tema

  • Equipe do Serviço Social da unidade reverbera o assunto para toda equipe assistencial

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito