Tags

HDT promove III Jornada de Psicologia

30 de agosto de 2018

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT), da SES – Governo de Goiás, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu a III Jornada dePsicologia da unidade com o tema “Sistematização: Uma necessidade daContemporaneidade”, no dia 24 de agosto (sexta-feira), no auditório da Faculdade Alfredo Nasser. Voltadopara profissionais e estudantes de psicologia, cerca de 120 pessoascompareceram ao evento que já fazparte do calendário de ações do hospital. A ação é realizada a cada dois anos, em alusão ao Dia do Psicólogo, celebrado em 27 de agosto, com oobjetivo de apresentar um panorama dasatividades realizadas no HDT e trazer ao debate a atuação do profissional notratamento de pacientes na psicologia hospitalar.

 

A mesa diretiva da Jornada foi compostapela chefe de gabinete do HDT, Daniela Honorato, representando a diretora geralAline Oliveira; pela presidente do Conselho Regional de Psicologia, IonaraRabelo; pela coordenadora do curso de Psicologia da Unifan, Cleucydia Lima daCosta; e pela coordenadora do evento e do Setor de Psicologia do HDT, Andrea Silva. Durante os pronunciamentos, todosressaltaram a importância de discutir o papel do psicólogo no ambientehospitalar, principalmente em uma unidade de saúde referência em doençasinfecciosas. Na oportunidade, também agradeceram as parcerias firmadas e ao públicopresente, que atendeu a chamada para conhecer um pouco mais sobrea psicologia hospitalar.

 

A conferênciade abertura ficou a cargo da coordenadora do setor dePsicologia da unidade, Andrea Silva, com o tema “Sistematização do serviço dePsicologia Hospitalar do HDT”. Em sua ministração, ela explicou como ospsicólogos se organizaram para atender as demandas do hospital. Destacou ainda quea sistematização foi organizada em 2014, com parâmetros claros, para que produzissem melhores resultados para ospacientes, por meio da realização de registro e análise constante dosprocedimentos utilizados e efeitos das intervenções. “Essas ações são extremamentenecessárias para a melhoria da assistência integral ao paciente hospitalizado. Asistematização facilita e orienta a atuação de profissionais e estagiários doServiço de Psicologia junto ao Serviço de Psicologia”, afirmou Andrea.

 

A programação contoucom quatro mesas-redondas e com a participação de vários profissionaisrenomados. Na discussão sobre “Modos de Implantação da Assistência Psicológicaem UTI”, coordenada pela psicóloga do HDT, Angela Beatriz, os profissionais ressaltaramsobre a importância da inserção do psicólogo neste ambiente com o objetivode identificar e atuar em aspectos que possam interferir na adaptação dopaciente ao período de hospitalização e na sua recuperação, contribuindo aindapara a promoção de saúde nesse ambiente. A psicóloga Magda de Souza, uma dasdebatedoras, falou sobre a dificuldade em implantar o trabalho desistematização. “Após quatro anos de formação, vejo que é difícil encontrarunidade hospitalar, incluindo as particulares, que tenham sistematização comono HDT”, reforçou.

 

Uma discussão bem acalorada foi sobre o tema”Assistência Psicológica no Contexto da Saúde Mental”, coordenada pelopsicólogo do HDT, Cássio F. Oliveira. A ativadora de Redes de AtençãoPsicossocial, Ana Lourdes de Castro, explicou que a saúde mental sempre foivista de forma preconceituosa e destacou a importância de debates como esse.“Precisamos lutar para acabar com os manicômios e discutir amplamente apsicologia bem como uma reforma psicótica, garantindo o trabalho de inserçãosocial com usuários dos serviços abertos da rede de Saúde Mental”, destacou.

 

A coordenadora do cursode Psicologia da Unifan, Cleucydia da Costa, destacou a participação dauniversidade. “Foi uma honra receber um evento desse porte, com discussões tãoatuais e complexas vividas pelos psicólogos”. A coordenadora do serviço dePsicologia  do HDT, Andrea Silva, ficou satisfeita com o evento, que considerouum espaço de interlocução e de diálogosentre profissionais e estudantes de Psicologia.  “Essa jornada temcontribuído muito para a troca de experiências e vivência do psicólogo nasunidades hospitalares, enfocando seus desafios, avanços e o saber psicológico”,concluiu Andrea.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito