Tags

HDT realiza visitas virtuais para os pacientes com Covid-19

18 de agosto de 2020

 

Diante do atual cenário depandemia do novo coronavírus e com as mudanças provocadas pelo isolamentosocial, a rotina hospitalar também vem sofrendo diversas transformações. E paraenfrentar essa nova realidade, o Hospital Estadual de Doenças TropicaisDr. Anuar Auad (HDT), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) desde 2012, implementouna última semana, o projeto de visitas virtuais para pacientes com diagnósticosde Covid-19 internados na unidade.

Com o objetivo de humanizaro atendimento e assegurar o acompanhamento do estado clínico do paciente paraseus familiares, o projeto de visitas virtuais será realizado pelo time decomunicação e acolhimento formado pelo Serviço Social e de Psicologia dohospital. A diretora técnica do HDT, Vivian Furtado, explica queas videochamadas serão feitas através de um tablet com acesso àinternet e ao aplicativo de mensagens whatsapp. “Custeados pela unidade, ohospital disponibilizará 02 tablets e 01 smartphone que serão distribuídosentre as áreas de internação e UTI’s”, disse a diretora.

As ligações por vídeo terãoo tempo estimado de até 5 minutos por paciente podendo variar. O serviço socialvai identificar o cuidador principal de referência, familiar que ficaráresponsável por reunir os demais para as visitas virtuais ou transmitir asinformações. A diretora assegura que a paramentação será realizada conforme oprotocolo do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SICH) da unidade. “Osaparelhos eletrônicos serão mantidos com proteção plástica e higienização comálcool 70% a cada uso”, destaca Vivian.

O hospital também passará oboletim médico para os familiares via ligação por chamadas e vídeochamadas.Para os pacientes internados na UTI, as visitas acontecerão diariamente, a partirdas 15h e serão feitas pelo Serviço Social. Já para os pacientes inconscientes,as visitas serão realizadas pela equipe de psicologia no período matutino, pormeio de áudio do familiar para serem reproduzidos à beira dos leitos.O boletim médico será passado pelo médico plantonista, em sala reservada,silenciosa e sem interrupções. Para os pacientes nas enfermarias, as visitasacontecerão no período diurno, e o boletim médico com as informações sobre oquadro clínico do paciente será passado diariamente das 9h30 às 11h30.

 A coordenadora do Serviço Social do HDT, CarlaSimone, ressalta a importância da ação. “Em um momento tão impactante parasaúde física e emocional dos nossos pacientes, o vínculo afetivo, mesmo que deforma virtual, pode contribuir de maneira positiva para o tratamento da doença,além de proteger os familiares do risco de contágio”.

A equipe de comunicação eacolhimento está encarregada de explicar aos pacientes e familiares a rotina decomunicação, horários das visitas virtuais, funcionamento dos boletins médicoscom horário e fluxo.

Por: Igor Guimarães

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito