Tags

HDT recebe doação de dois desfibriladores

27 de julho de 2020

Doaçãofoi realizada por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO). Açãointegra o programa de responsabilidade da empresa “Fazer o Bem Faz Bem –Alimentando o Mundo com Solidariedade”

O Hospital Estadualde Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo InstitutoSócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, recebeu, na manhã da última sexta-feira (24),a doação de dois desfibriladores. A JBS repassou ao hospital, por meio daSecretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES/GO), o equipamento que é essencialpara o atendimento a casos de parada cardiorrespiratória, por exemplo.

A doação faz parte deuma ação propositiva da empresa, chamada “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando oMundo com Solidariedade”, que já entregou respiradores pulmonares ao HDT.

A médica coordenadoradas alas do hospital, Fernanda Pedrosa, exaltou a doação e reforçou arelevância do aparelho para atendimento aos casos emergenciais. “Desfibrilaro coração é como apertar o botão de Reset de um aparelhoeletrônico que está travado e não funciona. Dessa forma, os choques – aplicadosatravés de eletrodos conectados ao desfibrilador –“reiniciam” a atividade elétrica do coração. Fazendo, portanto, com que elevolte ao seu ritmo natural e saudável. Esse aparelho é de fundamentalimportância para nossa unidade, visto que, literalmente é capaz de salvar vidasem casos de parada cardiorrespiratória”, disse a médica.

Importância :

No Brasil, 300 milpessoas por ano são vítimas de morte súbita como consequência de arritmiascardíacas. A maioria das mortes ocorre fora do ambiente hospitalar. Dos casosde parada cardíaca que se dão em ambientes externos aos hospitais, 86%acontecem nos lares das vítimas. Enquanto isso, 14% ocorrem em vias públicas oulugares com grande concentração de pessoas como aeroportos, estádios esportivose shoppings centers, de acordo com dados da SociedadeBrasileira de Arritmias Cardíacas, a SOBRAC.

Pessoas de todas asidades, gêneros, condições físicas e socioeconômicas podem ser acometidas pelamorte súbita. Inclusive, grande parte das vítimas são pessoas ativas e quevivem seu dia a dia normalmente.

A maioria dos casos deparada cardíaca pode ser revertida se houver atendimento rápido. Portanto, cadaminuto que passa sem o devido socorro diminui a chance de sobrevida em 7 a 10%.

 

Por: Igor Guimarães

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito