Tags

ISG participa de projeto do Ministério da Saúde para melhorar a segurança do paciente

11 de dezembro de 2017

Por  Olenka Lasevitch

 

O Instituto Sócrates Guanaes – ISG participou da primeira Sessão de Aprendizagem do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) cujo tema foi a segurança do paciente. Dez colaboradores de duas unidades: Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói – RJ, e Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, estiveram em São Paulo nos dias 11, 12 e 13 de dezembro compondo a equipe.

 

O projeto “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” faz parte do Programa Nacional de Segurança do Paciente, cujo objetivo é contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todo o Brasil. Os hospitais incluídos são incentivados a promover um ambiente mais seguro e qualificar a gestão, alcançando o melhor controle sobre as seguintes infecções em UTI: pneumonias associadas a ventilação mecânica,  infeções relacionadas ao cateter venoso e infeções urinárias associadas a cateter urinário. Estas são as infecções de maior mortalidade dentro de uma UTI, que podem ser evitadas e que carregam um  custo de saúde muito grande.

 

O PROADI-SUS é uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao fortalecimento do SUS em parceria com os seguintes hospitais filantrópicos: Albert Einstein, Sírio Libanês, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital do Coração, Oswaldo Cruz e Moinhos de Vento. O objetivo da parceria é a melhoria das condições de saúde da população brasileira mediante transferência, desenvolvimento e incorporação de novos conhecimentos e práticas.

 

Fazem parte da equipe do ISG o Superintendente Administrativo, Terêncio Costa, o Assessor de Desospitalização, Antonio Duarte, a Diretora Geral do HDT, Aline Oliveira, a Gerente Assistencial do HEAL, Katia Simões, os coordenadores do HEAL: Debora Ferreira (Qualidade), Marcia Peixoto (Ensino e Pesquisa) e Felipe Ribeiro (CTI),  e os coordenadores do HDT: Thaís Yoshida (Vigilância em Saúde), Stefane Arruda (Segurança do Paciente), Patrícia Fátima de Sousa (Controle de Infecção Hospitalar) e Patrícia Lisboa (Enfermagem UTI Adulto).

 

Para a Diretora Geral do HDT, Aline Oliveira, “O Instituto Sócrates Guanaes (ISG), tem difundido em todas as unidades que gere a cultura de segurança do paciente, entendendo que esse esforço deve ser uma tarefa contínua. No HDT não é diferente! Somos reconhecidos como unidade que atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais, sendo consagrados como o primeiro e único hospital referência em infectologia do país a receber a acreditação ONA 1. Isso é fruto do envolvimento de todos os membros da equipe multiprofissional do hospital. Nosso foco é sempre salvar vidas e vamos fazer isso de maneira cada vez mais segura

 

O Coordenador Médico do CTI Adulto do Azevedo Lima, Dr.Felipe Ribeiro, ressaltou a oportunidade de fazer parte de um programa de controle de qualidade em saúde que se faz valer da expertise do Institute of Healthcare Improvement – IHI, que é o grande mentor deste projeto. “Essa é uma oportunidade de ouro para qualquer hospital, gestor ou chefe de serviço. O CTI do Azevedo Lima tem um capital humano singular: a melhor enfermagem e o melhor serviço de reabilitação entre os hospitais estaduais do Rio. Fomos escolhidos para participar do projeto devido aos nossos excelentes  resultados no controle da mortalidade por infecção, que é uma das melhores do estado. Nossas práticas, inclusive, são compartilhadas com a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói.”

 

Para o Diretor Executivo do Azevedo Lima, Tiago Velloso, que passará a fazer parte da comitiva do ISG a partir do próximo encontro, “mesmo na crise estamos conseguindo entregar qualidade e ser comparados com os melhores e mais bem reconhecidos hospitais  de todo o país”.

 

O Superintendente Administrativo do ISG, Terêncio Costa, garante que é motivo de orgulho para o Instituto ter duas das  unidades sob gestão escolhidas dentro de um universo de quase três mil hospitais públicos em todo o Brasil. “Prova da eficiência da nossa ​missão ​​que tem como princípio a gestão de hospitais públicos,​ promovendo saúde com espírito público e eficiência do privado. Esse projeto tem duração de 18 meses na primeira fase e objetiva reduzir a zero os índices de infecção hospitalar. Para o alcance desta meta é necessário que haja uma  mudança de cultura nos hospitais e o ISG envidará todos os seus melhores esforços neste sentido.”

 

Da esquerda para a direita: Patrícia Fátima de Sousa (coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar/HDT)Felipe Ribeiro (coordenador do CTI/HEAL); Marcia Peixoto (Coordenadora de Ensino e Pesquisa/HEAL); a Diretora Geral do HDT, Aline Oliveira; o Superintendente Administrativo do ISG, Terêncio Costa; Deborah Ferreira (Coordenadora da Qualidade/HEAL); Stefane Arruda (coordenadora de Segurança do Paciente/HDT);  Thaís Yoshida (coordenadora de Vigilância em Saúde/HDT)Katia Simões (gerente de Enfermagem/HEAL); e Patrícia Lisboa (coordenadora de Enfermagem UTI Adulto/HDT).

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito