Tags

Mais com menos

12 de setembro de 2017

Por Igor Guimarães

Fazergestão de uma unidade pública de saúde é uma tarefa muito complexa e detalhada.É preciso, entre outras coisas, possuir um enorme censo de responsabilidade esobretudo zelo com o dinheiro público. Tradicionalmente, o Instituto SócratesGuanaes (ISG) atua de maneira agerar economia sem perder qualidade em seus processos. A meta é fazer mais commenos. O cenário econômico atual exige que a gestão séria e eficiente sepreocupe com a contenção de gastos e despesas de uma maneira cada vez maiscontundente.

Em todas asunidades geridas pelo ISG, o processo de economicidade está sendo bastanteaplicado. No Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA) a situaçãonão é diferente. Um exemplo recente da interferência positiva e corajosa dagestão foi a troca na Central de Material e Esterilização (CME) de uma empresaterceirizada que possuía um ônus financeiro mensal por uma equipe própria contratadapela unidade. Durante todo o processo de troca, planejamento foi a palavra-chave.A ação se iniciou no dia 29 de junho com o detalhamento completo de todas as etapasnecessárias e as áreas que deveriam ser envolvidas.

Com ocronograma em mãos, as equipes multiprofissionais se interagiram e buscaram atodo tempo o cumprimento no prazo de suas necessidades.  Somente desta forma, com o monitoramento detodas as ações foi possível perceber que as metas estipuladas estavam sendocumpridas rigorosamente em dia, o que com toda a certeza culminou com o sucessode toda a ação. O método de gestão ISG já incorporado em seus colaboradorespôde proporcionar com toda a sua fundamentação voltada para o planejamento aefetividade do que se buscava. 

Para que toda essa ação acontecesseda maneira mais correta possível, o Setor de Gestão de Pessoas da unidaderealizou o Processo Seletivo 004/2017 que se destinava à contratação deEnfermeiros e Técnicos de Enfermagem com experiência em CME. Os classificados noprocesso, de acordo com as demandas do setor já iniciaram seus trabalhosoficialmente na unidade.

Segundo a coordenadora da CME doHDT/HAA, Marly Oliveira, a troca não prejudicará em nada o trabalho da central,pelo contrário, ela proporcionará ganhos e praticidade: “Quando possuímos nossaequipe contratada diretamente pela unidade, o processo de comunicação entre osmembros é muito facilitado visto que não existem mais níveis de submissão deinformação. Um ponto importante de se destacar é que agora conseguiremos todosos nossos colaboradores em todos os processos e novidades do setor”, disse.

A diretora geral da unidade, AlineOliveira, reforça que medidas como essa proporcionam economias significativas eauxiliam no processo de viabilização financeira do hospital: “Não podemos negarque viabilizar financeiramente nossa unidade é uma tarefa complexa e árdua.Todos os dias possuímos imensos desafios e responsabilidades que vão aoencontro das necessidades de nossa população. Com nossas ações voltadas para ofortalecimento de dois dos principais fundamentos da gestão ISG, planejamento eorganização, construiremos uma unidade equilibrada tanto do ponto de vistaestrutural quanto do ponto de vista econômico”, disse.

 

O que é a CME?

ACentral de Material e Esterilização (CME)é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentaismédico-hospitalares. É na CME quese realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dosmateriais hospitalares.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito