Tags

Músicas, encontros virtuais e áudios melhoram o dia a dia dos pacientes Covid em Goiânia e Caraguá

21 de agosto de 2020

Por Thaís Almeida, Igor Guimarães e Olenka Lasevitch
As equipes assistenciais do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN), em Caraguatatuba, e do Hospital de Doenças Tropicais, em Goiânia,  estão desenvolvendo ações para alegrar o dia a dia dos pacientes internados com Covid, contribuindo também para o tratamento destes pacientes. Entre estas iniciativas destacam-se o projeto de musicalização nos leitos de UTI e o recebimento de áudios de familiares, em Caraguatutuba e o projeto de visitas virtuais em Goiânia.
“Existem estudos que dizem que a música auxilia na evolução do quadro de pacientes sedados, ajudando na retomada de consciência. Para oferecer isso no HRLN, conversei com a equipe clínica e iniciamos esse projeto com alguns pacientes sedados e entubados. Coloco música clássica para eles escutarem por cinco minutos diariamente para trazer acolhimento, reduzir ruídos e relembrar dos seus sentidos. Essa é uma prática que pode trazer serenidade para eles”, explicou a psicóloga Eduarda Mariano, responsável pelo projeto no hospital de Caraguatatuba.
Também no HRLN, a equipe Psicossocial está levando áudios de familiares aos pacientes para manter os importantes laços de relacionamentos ativos e oferecer acolhimento neste momento de isolamento social, proporcionando um despertar da sedação de uma maneira mais tranquila e calma para os pacientes internados. 
Já em Goiânia, com o objetivo de humanizar o atendimento e assegurar o acompanhamento do estado clínico do paciente para seus familiares, o projeto de visitas virtuais está em processo de implementação por meio de videochamadas. As ligações terão o tempo estimado de até cinco minutos por paciente. O boletim médico também será passados para os familiares via ligação por chamadas e vídeochamadas, pelo médico plantonista em sala reservada, silenciosa e sem interrupções. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito