Tags

No Dia Mundial de Combate à Sepse, HDT promove ações para conscientizar colaboradores.

14 de setembro de 2022

Por Igor Guimarães

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou, durante o dia de ontem (13), ações de conscientização sobre o Dia Mundial de Combate à Sepse. As atividades foram promovidas pelo setor de Gestão da Qualidade e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

Além da apresentação musical do cantor Deodato, que animou os colaboradores com clássicos da música sertaneja e MPB, a médica infectologista do SCIH da unidade, Dra. Marina Roriz, promoveu uma palestra sobre os principais aspectos Clínicos da Sepse, bem como, o passo a passo para abertura do protocolo.

Para finalizar as atividades, Dr. Marina Roriz ainda percorreu vários setores do hospital para, juntamente com a equipe do setor de Gestão da Qualidade, apresentar um caso Clínico para que os profissionais pudessem identificar se era um caso de Sepse ou não.

O que é Sepse ?

De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), a sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção. Antigamente era conhecida como septicemia ou infecção no sangue, hoje é mais conhecida como infecção generalizada. Na verdade, não é a infecção que está em todos os locais do organismo. Por vezes, a infecção pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção.

 

 

  • Dra. Camila Freire, diretora clínica do HDT, foi a responsável pela abertura oficial do evento.

  • O cantor Deodato animou os colaboradores com vários clássicos da música sertaneja e MPB.

  • Os aspectos teóricos e Clínicos da doença foram abordados pela médica infectologista do SCIH, Dra. Marina Roriz.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito