Tags

Profissionais do HDT participam de 2° Congresso Goiano de Infectologia

9 de julho de 2019

Com intuito de discutir temasatuais e importantes sobre a infectologia, aconteceu entre os dias 27 e 29 dejunho, no auditório da Cifarma Científica Farmacêutica, a segunda edição doCongresso Goiano de Infectologia. O evento contou com uma programaçãocientífica para debater diferentes temas da área.

Em sua segunda edição, ocongresso reuniu alguns dos mais renomados especialistas do país, sendo quegrande parte dos envolvidos compõem o corpo clínico do Hospital Estadual deDoenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto SócratesGuanaes (ISG) em Goiânia. O hospital é uma unidade de referência no atendimentode média e alta complexidade em infectologia e é certificado pela ONA em nível2.

A presidente da Sociedade Goianade Infectologia e médica do HDT, Dra. Christiane Kobal, destacou que Goiás é umdos poucos estados do país com um hospital especializado no tratamento dedoenças infecciosas e enfatizou a importância da participação da maioria dosprofissionais da unidade. “Cerca de 90% dos infectologistas envolvidos nocongresso fazem parte do corpo clínico do HDT e são profissionais que semprebuscam estar atualizados aos temas pertinentes à área, o que acaba permitindoque a unidade ofereça um atendimento de excelência para população”.

A diretora de Ensino e Pesquisado HDT, Dra. Marília Turchi, mencionou a relevância do congresso para aprodução científica da área. “O HDT também se fez presente com a apresentaçãode vários trabalhos científicos e com a participação de alunos de graduação eresidentes sob a orientação de preceptores e tutores de programas de residênciada unidade. O hospital, por ser um dos poucos no país com perfil e experiênciano manejo de doenças infecciosas, tem grande potencial para contribuir com aprodução científica do conhecimento desses agravos”, destacou.

O diretor geral da unidade,Moisés Wanderley, elogiou a realização do evento e comentou sobre a importânciada relação entre o conhecimento científico e a assistência qualificada. “Comfoco em promover saúde por meio da educação, o ISG capacita os profissionaispara cuidar da saúde da nossa população de forma eficiente e humanizada e incentivaa realização de eventos como esse”, finalizou.

Durante os dois dias de evento,foram apresentados e discutidos avanços e desafios no manejo clínico de váriasdoenças infecciosas como, por exemplo: infecções fúngicas sistêmicas; hepatiteC; pneumonia associada à ventilação mecânica; infecções por bactériasmultirresistentes; infecções em hospedeiros imunocomprometidos e doençasinfecciosas negligenciadas. O congresso reuniu mais de 300 pessoas, dentre elasmédicos infectologistas, clínicos, microbiologistas, farmacêuticos, enfermeirose estudantes de medicina.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito