Tags

Psicólogos do HDT marcam presença no XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar

8 de setembro de 2021

Por Igor Guimarães

A equipe do setor de psicologia do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), participou, na última semana, do XIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar – (SBPH), evento realizado em formato totalmente online.

A supervisora do setor de psicologia do HDT, Aline Rosa, juntamente com psicólogos do setor de adesão da unidade, apresentaram uma comunicação oral intitulada “A psicoeducação como conduta norteadora do atendimento às pessoas que vivem com HIV em um Setor de Adesão”. O objetivo principal do trabalho foi de apresentar os recursos oferecidos pelo setor de adesão do HDT, bem como publicizar, ainda mais, as atividades que oferece.

Para Aline Rosa, o setor de adesão do HDT é uma referência na prestação de serviço à sociedade. “O HDT é uma unidade de referência na prestação de atendimento em doenças infecciosas e dermatológicas. Porém, nem todos sabem que temos no hospital o setor de adesão que, entre outras coisas, acolhe gestante que vivem com HIV e trabalha para evitar a transmissão vertical – aquela onde a mãe passa o vírus para o feto. Temos praticado no setor um trabalho capaz de mudar a vida das pessoas”, pontuou.

Segundo a gerente operacional da unidade, Camila Costa, a atuação do setor de adesão vai muito além de um apoio material às gestantes. “O nosso setor de adesão atua com apoio integral às famílias. Desde a doação de leites de fórmula infantil, itens de higiene, roupas até apoio psicológico integral. O nosso trabalho tem sido pautado no ser humano como um todo e, temos obtido sucesso, evitando a transmissão vertical e atuando para cuidar e salvar vidas da melhor maneira possível”, disse a gerente.

Residência em Psicologia

Além do trabalho relacionado ao setor de adesão, o HDT também marcou presença no congresso com apresentação de trabalhos relacionados à residência de psicologia da unidade. Acompanhados do tutor da residência, Alexandre Castelo Branco, as residentes do setor de psicologia, apresentaram estudos com o intuito de trazer a vivência das mesmas em relação a esse processo da residência em si, sua atuação e contribuição teórica e prática para a psicologia da saúde de forma geral.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito