Tags

Residente do HDT tem estudo de caso publicado em revista internacional

28 de maio de 2021

Por: Igor Guimarães

 

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), é um dos principais campos de residência médica e multiprofissional do Estado. Neste mês a qualidade da residência do HDT foi mais uma vez constatada. Um estudo de caso sobre Histoplasmose acometendo o Sistema Nervoso Central (SNC) em um paciente portador de HIV, conduzido pelo médico residente da unidade, João Victor Coriolano, foi publicado na Revista da Sociedade Portuguesa de Infectologia e Microbiologia Clínica de Portugal.

A doença avaliada no estudo é muito prevalente em Goiás nesses indivíduos, mas a apresentação cerebral é rara e o diagnóstico muito difícil de ser feito, o tratamento é longo e a patologia está associada a altas taxas de mortalidade. O estudo foi orientado pela supervisora do programa de residência médica em infectologia do HDT, Dra. Lísia Tomich, em colaboração com o microbiologista do Laboratório Estadual de Saúde Pública (LACEN), Ailton Soares e o médico radiologista, Dr. André Mendonça.

Segundo Dra. Lísia Tomich, supervisora do programa de Residência Médica em Infectologia do HDT, a publicação do estudo em uma revista internacional é mais uma chancela do alto nível da residência. “Promover o conhecimento científico pautado em práticas qualificadas de ensino e pesquisa é uma das principais vertentes do HDT. Os residentes que passam pela unidade são grandes profissionais, capazes de prestar uma assistência qualificada aos nossos pacientes e de manter vivo o conhecimento científico em nosso Estado”, disse a supervisora.

Para o diretor geral da unidade, Bruno Almeida, uma das principais razões de o HDT ser considerado referência e único hospital de Infectologia do país a possuir Acreditação ONA 2 é a qualidade de seus profissionais. “Durante seus 44 anos de história, o HDT sempre teve como diferencial a qualidade de seus profissionais. Sejam eles médicos, multiprofissionais ou administrativos, são eles que mantém com maestria o nosso hospital como referência e preparado para cuidar e salvar vidas”, disse o diretor.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito