Tags

“A vida de uma jovem está nas mãos do Azevedo Lima”

4 de junho de 2018

Por OlenkaLasevitch

Estafrase foi ouvida milhares de vezes ao longo de muitos anos pelos profissionaisque atuam na assistência do Hospital Estadual Azevedo Lima: “a vida deuma jovem está nas mãos de vocês”. Em maio, no entanto, ela teveum significado diferente, especial. Ao serem notificados pelo Azevedo Lima daabertura de um protocolo de morte encefálica, com possível doação deórgãos,  profissionais do Programa Estadual de Transplantes(PET), informaram a Comissão de Transplantes de Órgãos (CIHDOTT) doAzevedo sobre uma jovem que se encontrava naquele momento em risco iminente demorte, internada em seus últimos momentos no CTI de um hospital do Rio deJaneiro, necessitando de um novo coração. A vida dela dependia do sucesso daequipe do Azevedo Lima junto à família do rapaz que acabava de entrar emprocesso de protocolo de morte cerebral.

 

A CIHDOTT, por meio do seurepresentante, enfermeiro Maximiniano Martins, manteve a família do jovemconstantemente informada sobre a gravidade do seu familiarQuandoa morte encefálica foi confirmada, eles foram notificados e alertados sobre apossibilidade de salvar outras vidas por meio da doação dos órgãos. Consciente,a família aceitou e doou coração, rins, fígado, córneas e pulmão. Com exceçãodo último órgão, os demais foram captados por uma equipe transplantadora do PETe, em pouco tempo, após os testes de compatibilidade mostrarem-se positivos, ocoração já batia no peito daquela jovem.

 

“Muitoobrigado a todos que se esforçaram para que esta ação se concretizasse.Participar de um momento querepresenta dar uma nova vida à alguém nos preenche de glórias. Devemosmanter o padrão e sensibilizar outros colaboradores para o empenho diante doscasos de morte encefálica, para que outras vidas sejam salvas”, diz MaximinianoMartins.

 

AComissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes –CIHDOTT foi criada no Azevedo Lima no ano de 2010, quando também foi criado oPrograma Estadual de Transplantes – PET, em quatro hospitais estaduais: AzevedoLima, Alberto Torres, Adão Pereira Nunes e Getúlio Vargas. Desde o ano de 2013,o Azevedo Lima realizou 177 notificações ao PET, que geraram 34 captações deórgãos e tecidos. Em maio de 2017, o Azevedo Lima chegou a ocupar o 3º lugar noranking de notificações do PET.

 

“Alguém se foi, mas nós conseguimos, na nossamissão de cuidar e salvar vidas, captar o órgão de alguém que não podemais estar aqui para salvar a vida de uma pessoa que ainda podeestar. Parabéns a toda a equipe do HEAL, aos que participaram. Vamos orar pelafamília do paciente que teve a grandeza de doar um órgão para essa irmã. Vamosorar também por ela, para que faça por merecer este novo coração”, finaliza odiretor-presidente do Instituto Sócrates Guanaes (ISG), Dr.André Guanaes.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito