Tags

Agosto Lilás: Azevedo Lima organiza campanha pela conscientização e enfrentamento da violência doméstica

17 de agosto de 2022

Este ano a campanha do Agosto Lilás no Azevedo Lima foi desenvolvida com foco na conscientização e enfrentamento da violência doméstica, que é caracterizada por ações que causam sofrimento físico, psicológico e sexual ou dano moral e patrimonial contra a vítima, sempre no ambiente familiar ou por pessoas próximas.

Ao longo do ano de 2021 cerca de 200 pacientes vítimas deste tipo violência foram atendidos no Azevedo Lima. Nos sete primeiros meses de 2022, mais de 50 pacientes foram atendidos no hospital pelo mesmo motivo.

O Azevedo Lima possui “Protocolo Laranja”, no atendimento a vítimas de violência doméstica. Este tipo de protocolo visa ao atendimento imediato, com acolhimento e sigilo. Para isso, o hospital dispõe de equipe multidisciplinar 24 horas composta por médicos, psicólogos e assistentes sociais qualificados para identificar e acolher este tipo de vítima.

Em homenagem ao Agosto Lilás, as responsáveis técnicas dos setores de Psicologia e Serviço Social, Ediléa Oliveira e Cleide Cruz, fizeram uma apresentação itinerante sobre  violência doméstica nos postos de trabalho, abordando leis relacionadas ao tema e atitudes a serem adotadas sempre que recebemos uma vítima no hospital. Durante as visitas foram entregues cartilhas com informações e contatos para denúncia de casos de violência. As cartilhas também foram entregues aos pacientes que aguardavam atendimento na recepção da emergência.

Para apoiar a campanha, colaboradores vestiram roupas na cor lilás e a fachada do hospital ficou iluminada de lilás por uma semana.

Se você é uma pessoa que sofre violência doméstica ou se conhece alguém que vive nessa situação, não se cale, denuncie!  Disque 180. Viver em paz é viver sem medo!

  • Treinamento sobre atendimento a vítimas de violência doméstica para colaboradores da Admissão da Maternidade

  • Colaboradores de lilás em homenagem ao Agosto Lilás

  • Colaboradores da UIH recebem cartilha com informações sobre violência doméstica

  • Fachada do hospital iluminada de lilás em homenagem à campanha

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito