Tags

Ano novo, emprego novo

3 de janeiro de 2017

Esta é a meta para muitos brasileiros em 2017. A esperança por tempos melhores se renova com a chegada do ano novo, principalmente quando o saldo deixado pelo ano que passou não é positivo. Segundo o IBGE, o Brasil fechou 2016 com 12,1 milhões de desempregados e a expectativa de que este número ainda pode aumentar. Não é uma boa notícia. No entanto, mesmo em meio à crise pela qual atravessa o país, o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) tem gerado vagas e recrutado profissionais tanto das áreas administrativas quanto assistenciais para atuar em suas unidades.
Em 2016 o instituto abriu 11 processos seletivos nas quatro unidades geridas em Goiânia e no Rio de Janeiro. Ao longo do ano, 261 candidatos foram convocados. E para o início de 2017, já estão programados dois processos seletivos, um para o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói (inscrições de 04 a 06/01) e outro para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia (de 09 a 13/01). Acesse aqui os editais e fichas de inscrição.  
Os reflexos desta crise têm sido observados nos posts de abertura dos processos seletivos na página do Facebook do ISG, que vêm recebendo muitas curtidas, visualizações – mais de 170 mil pessoas no mais recente post – e compartilhamentos. Também muitas dúvidas sobre como participar e sobre os critérios de seleção dos candidatos. Alexandra Nascimento, Gerente de Gestão de Pessoas do ISG, destaca a seriedade do instituto na condução dos seus processos seletivos. “Como uma Organização Social, as seleções são baseadas em uma politica previamente acordada em contrato de gestão que prevê, entre outras questões, o respeito aos princípios da impessoalidade, da integridade, da imparcialidade e da transparência. Por isso, temos muito cuidado na condução de todo o processo. Selecionar pessoas não é tarefa fácil”, explica Alexandra.   
Confira a seguir os temas que costumam gerar dúvidas entre os interessados.
Como funciona o cadastro reserva?
Os processos seletivos do ISG acontecem por meio de formação de cadastro reserva, que é um provimento futuro de acordo com a necessidade das unidades geridas. Os candidatos aprovados nos processos seletivos ficam registrados neste cadastro e podem ser chamados no período de vigência do edital conforme ordem de classificação e mediante abertura de vagas.
Porque acontece de abrirem novos processos seletivos para alguns mesmos cargos de processos recentemente abertos?
Isso pode acontecer sempre que um processo seletivo não atingir o quantitativo necessário de candidatos dentro do perfil. Nestes casos, o cadastro é reaberto em um novo edital.
Passei em todas as fases do processo. Serei convocado?
Todo processo seletivo tem prazo de validade previsto legalmente. No ISG, os processos seletivos são geridos por um estatuto jurídico que determina, entre outros, a duração de cada um. Normalmente, este prazo é de 1 ano. O candidato que passar em todas as fases fará parte do cadastro reserva da unidade e será convocado se dentro deste prazo vigente – informado no edital – forem abertas vagas para o cargo ao qual ele concorreu, conforme ordem de classificação.
A abertura de um novo processo seletivo encerra o processo anterior?
Não. Mesmo com a abertura de um novo processo seletivo, as convocações dos candidatos dentro do perfil aprovados em processos anteriores seguem em andamento durante o período de vigência do edital.
Com toda a crise financeira do país, o ISG está pagando?
Mesmo com a crise financeira que assola o país, as unidades geridas pelo ISG mantiveram-se em funcionamento e o atendimento à população vem sendo prestado com qualidade. Na maior parte do tempo, os salários dos colaboradores foram pagos em dia e quando houve atraso, o pagamento foi quitado no mês vigente, ao contrário do que, infelizmente, vem acontecendo com servidores de alguns estados que atuam na saúde, por exemplo. Os pagamentos dos funcionários dos ISG – que é uma Organização Social sem fins lucrativos e não dispõe de recursos próprios – são vinculados aos repasses das Secretarias de Saúde. O ISG vem buscando administrar estes repasses da forma mais adequada para manter salários em dia e hospitais em funcionamento.
Como posso acompanhar os processos seletivos do ISG?  
Aqui no site do instituto podem ser obtidas todas as informações sobre a abertura de novos processos, resultados dos processos em andamento e convocações. 
Na página do ISG no Facebook (isgsaude) você pode tirar outras dúvidas. Boa sorte!

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito