Azevedo Lima adota Protocolo de MEWS para segurança do paciente

16 de agosto de 2019
Por Olenka Lasevitch
O Azevedo Lima está implantando oProtocolo de Alterações Agudas Precoces, também conhecido como Protocolo deMEWS, nos setores de Clínica Médica e Sala Verde da Emergência. O objetivodesta ferramenta é identificar se o paciente está apresentando algum sinal dedeterioração clínica, ou seja, alguma perda neurológica ou respiratória, comunsem internações prolongadas.
A rápida identificação destasperdas, ou agravamentos, permite reduzir a incidência de paradascardiorrespiratórias, levando ao aumento na segurança do paciente. Permitetambém que o profissional compreenda melhor as possíveis fragilidades do seusetor e proponha melhorias, impactando na qualidade da assistência prestada. OProtocolo de MEWS consiste em uma escala de alerta composta por cores epontuações destinadas a identificar parâmetros vitais.
Para a coordenadora de Enfermagemdo Azevedo Lima, Mara Alice Feitosa, a aplicação desta ferramenta significa umgrande avanço na assistência prestada aos pacientes, pois aumenta na equipe asensibilidade de identificar precocemente qualquer sinal de desenvolvimento deinstabilidade no paciente, evitando complicações mais graves que poderiamaumentar o tempo de permanência deste paciente no hospital e até evitar umapossibilidade de retorno à terapia intensiva. “O Protocolo de MEWS permite ocrescimento na segurança da assistência e o empoderamento da equipe, que étreinada a usar a ferramenta para prestar uma assistência mais sensível eindividualizada ao paciente”.
Para conhecer a ferramenta e suaaplicação no dia a dia, as equipes de enfermagem da Clínica Médica e Emergênciaestão sendo capacitadas ao longo do mês de agosto.
Compartilhar