Tags

Azevedo Lima comemora o Dia Mundial da Segurança do Paciente

25 de setembro de 2020

Por Olenka Lasevitch

No dia 17 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Em função da pandemia, este ano a Organização Mundial de Saúde propôs o tema ‘Segurança do Trabalhador da Saúde: uma prioridade para a segurança do paciente’, já que a pandemia atingiu em cheio sobretudo os que atuam na linha de frente, revelando desafios e riscos a todos.
Para homenagear a data, a Comissão da Segurança do Paciente do Azevedo Lima, com apoio de setores como NEP, SCIH, Qualidade e Comunicação, organizou eventos nos dias 16 e 17 de setembro.  Entre outras atividades, um Quiz interativo com perguntas e respostas com direito a brindes testaram os conhecimentos das equipes sobre o tema, como as seis Metas de Segurança do Paciente, que  foram abordadas de forma lúdica por meio da exposição ‘Um Banho de Segurança’ que apresentou um chuveiro no hall de entrada do Hospital com cada uma das metas em cores diferentes. 
A exposição teve por objetivo informar os tópicos alcançados ao longo de 2020 por meta, além de oferecer um espaço divertido para fotos. Segundo a supervisora do NEP, enfermeira Katia Magalhães, ‘desenvolvemos a ideia dos chuveiros simbolizando o banho de segurança, que é linguagem comum no nosso dia-a-dia. A segurança do paciente deve estar na vida do profissional da saúde como uma coisa que é todo dia, como um banho. Por isso as atividades educacionais ou que levem a esta questão são de extrema importância para a cultura de segurança do paciente’.
Uma gincana organizada no Auditório do Hospital dividiu os convidados em equipes que competiram entre si por meio de jogos que, além de divertir, tinham a temática de cada meta. Cartazes, folhetos remetendo ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, bem como a iluminação da fachada do hospital na cor laranja, que representa a data, também foram destaques na unidade. 
‘Em um ano atípico, com tantas adversidades, ter tido a oportunidade de capitanear a Semana de Segurança do Paciente foi um presente. Neste ano, em que o tema abordado interligava o profissional seguro com o paciente seguro, pudemos fazer uma belíssima campanha, demonstrando o quanto avançamos em prol da saúde do nosso colaborador e do nosso paciente’, finaliza a responsável pela Comissão de Segurança do Paciente do Azevedo Lima, enfermeira Gabriela Branco.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte