Azevedo Lima e o Novembro Roxo

30 de novembro de 2017
Por Raphael Silva
Novembro também é conhecido como o mês roxo. Trata-se da CampanhaMundial da Prematuridade que, assim como o Novembro Azul, é celebrado por todomês.
A ação foi criada em 2009 com o objetivo de alertar sobre ocrescente número de partos prematuros, além de informações como as consequênciaspara o bebê e sua família, incentivando o convívio e o contato.
Em todo mundo é comemorado esse trabalho, são 15 milhões de bebêsque nascem assim. No ranking mundial, o Brasil ocupa o 10º lugar geral, com 340mil nascimentos, conforme informa Revista da Saúde. O Azevedo Lima é uma dasunidades hospitalares da rede pública que tem uma atenção a essas situações. Aunidade atendeu, entre 2016 e outubro 2017, mais de 790 casos de nascimentosprematuros. A UTI Neonatal é o setor responsável pelos zelos com esses pequenospacientes, dando não só os cuidados necessários aos pequeninos como também asorientações aos pais e familiares. Entre os procedimentos que o Heal utilizanesses casos, existe o Método Canguru, uma técnica para incentivar o contatoentre pais e bebês, permitindo uma sensação de proteção e segurança similar àdo útero.
Prematuros são bebês que nascem antes de completar a idade gestacional,que ocorre a partir de 37 semanas. É o caso do Eitor de Oliveira Brigido quenasceu no Heal com 34 semanas. Carla Cristina de Oliveira Brigido, mãe domenininho, tem acompanhado há 11 dias o método: “Eitor é meu terceiro filho, eapesar disso, estou vivendo uma nova experiência com as instruções que recebo,aqui, diariamente, desde a maneira de segurar e amamentar até os cuidados emcasa. Estou conseguindo acompanhar o desenvolvimento dele, consigo fazer partedisso. Descobri que com ele o cuidado tem que ser diferente desde agora.”.
Compartilhar