Tags

Azevedo Lima é o quarto Hospital do estado do RJ em captação de órgãos

30 de setembro de 2020

Por Olenka Lasevitch

Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado em 27 de setembro, o Hospital Estadual Azevedo Lima (RJ) tem um motivo a mais para se orgulhar. Passamos a ocupar a quarta posição no ranking do Programa Estadual de Transplantes (PET), com 36 notificações de morte encefálica realizadas e 11 captações de órgãos e tecidos para doação nos primeiros nove meses do ano. Para se ter uma ideia do que isso representa, em 2019 foram 19 notificações e seis doações ao longo de todo o ano.
As principais contribuições para o aumento na captação de órgãos e tecidos para doação no Hospital, segundo o coordenador da Cidhott, Maximiniano Martins, são a melhor organização estrutural da unidade, principalmente com a inauguração da nova sala de trauma, a conscientização, capacitação e parceria entre profissionais dos setores envolvidos e a maior sensibilidade dos familiares a respeito do tema, sobretudo neste momento de isolamento social.  
Para comemorar a data, a fachada do Hospital foi iluminada de verde, cor que remete à data, alertando a população sobre a importância da doação de órgãos. Também foi montado o banner ‘Anjos da Vida’ no hall de entrada para reforçar que a doação de órgãos é um gesto de solidariedade e amor e pode salvar vidas. ‘Estamos hoje no nosso exato patamar, proporcional à demanda do Azevedo Lima. Isso graças, sobretudo, ao envolvimento da direção e dos profissionais, que têm sido fantásticos’, finaliza Maximiniano Martins.
Fachada do Azevedo Lima iluminada de verde para lembrar a importância da doação de órgãos

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte