Azevedo Lima é reconhecido por sua atuação para a eliminação da transmissão do HIV entre mães e bebês

16 de novembro de 2022
O Hospital Estadual Azevedo Lima está participando do processo de avaliação do Ministério da Saúde em prol da eliminação da transmissão vertical do vírus do HIV (entre mãe e bebê). A participação do Hospital se dá por sua importância enquanto Maternidade de atendimento a casos de alto risco no município de Niterói e região Metropolitana 2 do estado do Rio de Janeiro.
O HIV, bem como outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis e a hepatite, podem ser transmitidas para o bebê durante a gestação caso não haja tratamento adequado. Nestes casos, segundo o próprio Ministério da Saúde, a taxa de transmissão pode chegar a 30%. Se adotadas as medidas preventivas adequadas este percentual pode cair a 2%. Tais medidas incluem, entre outros, a qualidade da assistência no pré-natal, parto, puerpério e seguimento da criança.
Segundo a Gerente Operacional, enfermeira Marcia Rianeli, “a conquista deste selo é muito importante para o Estado do Rio de Janeiro e para Azevedo Lima por reconhecer que estamos seguindo os protocolos para eliminação da transmissão vertical de HIV”.
Durante a cerimônia de certificação, realizada no auditório do Azevedo Lima, estiveram presentes representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, bem como representantes da direção do Hospital e dos setores diretamente envolvidos no processo, como Maternidade, Laboratório, Núcleo de Vigilância Hospitalar e Ambulatório.
Compartilhar