Tags

Azevedo Lima promove eventos com foco na captação de órgãos

4 de dezembro de 2019

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) organizou dois eventos na semana passada com foco na capacitação e atualização das equipes. No dia 25/11 foram apresentadas duas palestras durante o curso Diagnóstico em Morte Encefálica e Manutenção do Potencial Doador, em parceria com o Programa Estadual de Transplantes (PET). As palestras abordaram temas como a situação do transplante de órgãos no Rio de Janeiro e no Brasil, os cuidados que devem ser tomados nos processos de doação de órgãos, a morte encefálica, a avaliação e manutenção do potencial doador e a entrevista familiar.
Também foi apresentada a primeira mostra cientifica com trabalhos produzidos por profissionais e acadêmicos do Rio de Janeiro na área de transplantes, que ficaram expostos no hospital a partir do dia 28/11. Nesta data, duas novas palestras foram dadas aos colaboradores do Azevedo Lima: Imaginário Coletivo e Mitos Referentes ao Processo de Doação e Transplante de Órgãos: revisão integrativa da literatura. Durante o evento, acadêmicas de enfermagem da UFF apresentaram um trabalho mostrando a importância de se desconstruir crenças equivocadas sobre doação de órgãos para que estas não sejam empecilhos em momento de tomada de decisão pela família, como confusão entre estado de coma e morte encefálica, religião, cultura e outros. Também foi abordada a importância e complexidade de um dos principais exames para avaliação dos futuros receptores de órgãos, o HLA. 
Para o Coordenador da Cidhott do Azevedo Lima, enfermeiro Maximiniano Martins, “Por meio das capacitações e eventos, a Cidhott está buscando agregar valores técnico-científicos com a finalidade de sensibilizar a população e profissionais para o melhor resultado na captação”. Para o coordenador da Cihdott, a nova unidade de trauma favoreceu ainda mais o incentivo de todos na questão da captação de órgãos e tecidos para transplante, na medida em que aumentaram os atendimentos de trauma no hospital.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte