Tags

Azevedo Lima promove ‘Oficina de Atendimento à Vítima de Violência’

16 de agosto de 2017

Por Olenka Lasevitch e VerônicaRichardelli

Nesta quarta-feira (16), oHospital Estadual Azevedo Lima (HEAL) promoveu a Oficina de Atendimento àVítima de Violência. O objetivo é buscar a sensibilização das equipes deatendimento, ampliando a percepção, escuta, acolhimento, orientação eencaminhamento adequado, além de fortalecer e integrar a Rede de Enfrentamento(atuação articulada entre as instituições e serviços). O diretor Executivo daunidade, Tiago Velloso, abriu o evento fazendo uma reflexão sobre os tempos deviolência em que vivemos. “É importante abrirmos esta casa para uma discussãotão séria, principalmente em uma unidade como a nossa, onde sentimos todo oreflexo da violência. Precisamos estar preparados para isso”, comentou Tiago,referindo-se aos casos de vítimas de violência que o Azevedo Lima recebediariamente.  

A palestra inicial,“Violências, contextualização e desafios”, foi apresentada pela Psicóloga,Doutora em Saúde Pública e Professora Adjunta do Instituto de SaúdeColetiva da Universidade Federal Fluminense, Sonia Berger. A ativista da causaLGBT e transexual Barbara Aires, consultora da TV Globo sobre o tema, abordou aquestão da violência transgênero. E o Conselheiro Tutelar Raphael Lírio (3º Conselho Tutelarde Niterói), abordou as perspectivas sobre o atendimento às vítimas de violênciasexual. A programação também contoucom a apresentação de integrantes do Grupo de Trabalho da Secretaria Estadualde Saúde do Rio de Janeiro, que falaram sobre o protocolo de atendimento a estasvítimas. A enfermagem do HEAL explicou ainda o fluxo de atendimento na unidade,desde a admissão até o ambulatório HIV.

Segundo a coordenadora doNúcleo de Ensino e Pesquisa do HEAL, Márcia Peixoto, organizadora do evento, “oatendimento a estas vítimas exige protocolos que não podem deixar de seratendidos. Um dos propósitos desta oficina é abordar estes processos para queeles estejam claros para todos”.  

O diretor Executivo da unidade, Tiago Velloso, abriu o evento. 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito