Tags

Azevedo Lima realiza sua primeira captação de órgãos de 2023

10 de janeiro de 2023

Notificação foi a segunda em todo o estado do Rio neste início de ano                                                                                                                                           

Na primeira semana de janeiro de 2023 o Hospital Estadual Azevedo Lima realizou sua primeira captação de órgãos para doação que, segundo o Programa Estadual de Transplantes (PET), foi a a ser notificada em todo o estado do Rio de Janeiro. A captação incluiu fígado e rins que podem ter ajudado a salvar até três vidas.

Ao longo do ano de 2022 o Hospital realizou 25 notificações ao PET e 9 captações de órgãos e tecidos para transplantes. Desde o início de sua participação no PET, em 2010, o Hospital Estadual Azevedo Lima vem se mantendo nas primeiras posições em notificação e captação em todo o estado. No período entre o início de 2014, quando passou a ser gerido pelo ISG, até setembro de 2022, o HEAL realizou cerca de 250 notificações sobre potenciais doadores à Central de Transplantes e chegou a mais de 80 captações.

Segundo o coordenador da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cidhott), Maximiniano Martins, existem atualmente mais de 51 mil pessoas na fila de espera por um órgão ou tecidos no Brasil e mais de 4,5 mil somente no Rio de Janeiro.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito