Tags

Azevedo Lima terá Sala de Alta Hospitalar

13 de fevereiro de 2020

A partir de março, o Azevedo Lima será um dos primeiros hospitais públicos do Rio de Janeiro a dispor de uma Sala de Alta Hospitalar. O projeto consiste em um espaço de acolhimento para o qual são encaminhados pacientes que acabaram de passar pelo processo de alta. Neste espaço, o paciente e familiares serão ouvidos, poderão tirar dúvidas e terão reforçadas as orientações para a manutenção do tratamento. Segundo o coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), Eduardo Aguiar, “a alta hospitalar não significa o fim do processo de cuidado, mas o momento em que o paciente deixa o hospital e deve ter garantida a manutenção da saúde, a prevenção de agravos e novas hospitalizações e, em algumas situações, caracterizam a necessidade de um cuidado dentro do Sistema Único de Saúde (SUS)”. 
Os critérios, protocolos e diretrizes para implementação da Sala de Alta estão sendo construídos conjuntamente pela direção do Azevedo Lima, Núcleo Interno de Regulação (NIR), NEP, setor de Qualidade e demais setores envolvidos. A responsável pelo atendimento aos pacientes na Sala de Alta será a enfermeira Arlene Nascimento, supervisora do Ambulatório. Segundo ela, o objetivo do novo espaço é priorizar a manutenção do cuidado, viabilizando a reintegração do paciente à rede básica de saúde. 
Para o diretor técnico do Azevedo Lima, Dr.Rogério Casemiro, a Sala de Alta Hospitalar busca garantir o sucesso no tratamento do paciente. “Monitorado por nós por um tempo maior, saberemos se o paciente está seguindo as orientações e poderemos contribuir para evitar sua reinternação, que significa o retorno ao hospital com menos de 30 dias pelo mesmo motivo. Ou seja, além de garantirmos a qualidade na assistência, queremos garantir também a continuidade da assistência”.

“A Sala de Alta está sendo criada para orientar o paciente e seus responsáveis quanto ao tratamento, dando maior qualidade à desospitalização”, garante a diretora executiva do Azevedo Lima, Claudia Soares.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte