Azevedo Lima vai utilizar ferramenta para identificação de pessoas desaparecidas

9 de setembro de 2020
Por Olenka Lasevitch
A equipe de Assistentes Sociais do Azevedo Lima foi qualificada para utilizar o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos do Ministério Público, o SINALID. A ferramenta já está em processo de implementação nas unidades hospitalares e de pronto atendimento da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. O SINALID dispõe de cadastro nacional e interage com todos os estados para identificação de pacientes sem documentação e localização de possíveis familiares.
Atualmente, o Azevedo Lima atende a uma média mensal de dez casos de pacientes que chegam sem identificação e sem condição de abordagem. Para a responsável técnica pelo Serviço Social do Hospital, Cleide Cunha, a ferramenta vai facilitar bastante na atuação da equipe no dia-a-dia, já que unifica a comunicação e os sistemas do Judiciário e da Secretaria de Estado de Saúde para ajudar a localizar pessoas desaparecidas e seus familiares. “É de fundamental importância. A resposta a uma solicitação e discussão que já vêm sendo feitas há mais de dois anos”.
A qualificação para uso do SINALID foi ministrada por representantes do Ministério Público do Rio de Janeiro por meio de videoconferência, durante a qual foi apresentado um tutorial com o passo a passo de como deve ser feita a comunicação de um paciente que chegou sem identificação ou referência familiar. A notificação da entrada destes pacientes, que é compulsória, a partir de agora vai ser encaminhada ao Instituto Félix Pacheco de todos os estados do Brasil para ajudar na localização dos familiares.
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