Tags

Brigada para combater Dengue, Zika e Chikungunya no Heal

7 de junho de 2019

Por Olenka Lasevitch e Verônica Richardelli

‘O sistema de vigilância deestados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados paracombater o Aedes aegypti, mosquitotransmissor da Dengue, Zika e Chikungunya’. A orientação é do Ministério daSaúde. Houve um aumento de 264% dos casos de dengue em todo o país, passando de62,9 mil nas primeiras 11 semanas de 2018 para 229.064 no mesmo período desteano*. Esta semana, uma equipe de especialistas da Divisão de Controle deVetores da Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro esteve noHospital Estadual Azevedo Lima capacitando colaboradores na identificação desituações e atitudes que possam facilitar a proliferação do mosquito. Segundo ocoordenador Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Azevedo Lima, Eduardo Aguiar,este é um projeto de âmbito federal que está sendo desenvolvido em todo o paíspor meio das secretarias de saúde.

Entreoutras informações, os especialistas abordaram as formas como o mosquito seprolifera e propaga de um local para outro, causando infestações. Tambémapresentaram os principais sintomas das doenças e as formas de precaução, quesempre passam pela fiscalização dos locais que possam vir a ser criadouros domosquito. A próxima ação a ser desenvolvida pelo Azevedo Lima é criar umabrigada de controle do Aedes Aegipty no Hospital, que deverá,entre outras incumbências, fazer a fiscalização por meio de rondas e gerar umrelatório das atividades.

A equipe do NEP já deu início à multiplicação dasinformações sobre a capacitação de controle de vetores para todos oscolaboradores da Unidade. “Por causa dessas doenças, tem muita gente morrendoou se afastando do trabalho em todo o país. Para evitar que isso continueacontecendo, é fundamental a conscientização de toda a sociedade. Por isso,vamos criar a brigada com até dez pessoas. Além de participarmos de um eventofederal, estaremos vigiando para não termos o mosquito aqui”, explica Eduardo.

Siga as dicas: 

* Fonte: Ministério da saúde: http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45314-cresce-em-264-o-numero-de-casos-de-dengue-no-pais

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito