Tags

Colaboradores do Azevedo Lima têm treinamento para comunicação em momentos de dor

26 de janeiro de 2018

Por Olenka Lasevitch 

Cerca de 60 colaboradores das equipesassistenciais do Azevedo Lima participaram de uma palestra sobre comunicação emsituações de crise. A palestra foi proferida no auditório do hospital na manhãdo dia 26 de janeiro, pelo médico da Central de Transplantes do Estado do Riode Janeiro e do Hospital Estadual Alberto Torres, Dr.Sandro Montezano. Segundoele, “de todas as perdas que o ser humano pode sofrer, a morte de um entequerido é a pior de todas”.

No momento de comunicar o falecimentode um parente, o preparo da equipe assistencial é fundamental, pois cadafamiliar pode apresentar uma reação diferente ao receber a informação, comochoque, atordoamento, desespero, culpa e até violência. Não há, portanto, espaçopara improviso do profissional diante destas reações. Ao contrário.

Dr.Sandro sugere a aplicação dométodo RAE, que indica Respeito àdor do indivíduo – a notícia deve ser dada em um local tranquilo, semmovimentação de pessoas e com o profissional demonstrando total atenção, comatitudes como desligar o celular e fechar a porta. Empatia com o enlutado – é fundamental buscar as palavras maisadequadas para cada momento, de acordo com cada reação. Evitar se alongar paradar a notícia e evitar expressões como “não chore”, “seja forte” ou “eu sei oque você está sentindo”. É melhor dizer: “eu não sei o que você está sentindo,mas imagino o tamanho da sua dor” e dar espaço para que o enlutado se expressee faça perguntas. Autenticidadeprópria – tocar no familiar ou manter-se fisicamente próximo é permitido, desdeque ele esteja aberto para isso, evitando reações violentas. Atitudes comoestas podem evitar que o enlutado se sinta incompreendido e, com isso, aumentea intensidade das suas emoções.                                      

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte