Colaboradores se reúnem para vivência em Educação Permanente

16 de novembro de 2022
Educação Permanente é aprendizagem e tem como objetivo a transformação das práticas profissionais a partir da discussão do processo de desenvolvimento do trabalho. Pensando nisso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Azevedo Lima organizou a I Oficina de Educação Permanente, intitulada “Praticando Educação Permanente”. O evento consistiu em um encontro entre equipes multiprofissionais que atuam em todas as áreas do Hospital. A oficina foi desenvolvida em torno das discussões geradas durante duas simulações de fatos do dia-a-dia focados na comunicação.
Durante a atividade, os cerca de 40 profissionais presentes buscaram caminhos de solução para as questões apresentadas por meio de debates sobre o cotidiano na assistência ao paciente e na busca de soluções em parceria entre os setores envolvidos.
A oficina contou com a participação da psicóloga da Superintendência de Educação em Saúde da SES/RJ, Salete Torres, e da coordenadora do NEP do Azevedo Lima, enfermeira Katia Magalhães. Segundo Katia, a Educação Permanente acontece justamente quando todos se reúnem para discutir um problema, mas com foco na solução e no que for mais adequado para otimizar o processo de atenção ao paciente. “Buscar discussões para levar à solução. Isso às vezes não é rápido ou simples, mas geralmente é quando se encontram soluções”, garante Katia. “A Educação Permanente mexe com as relações humanas. É importante sentir-se bem cuidado para cuidar do outro também”, finalizou Salete.
Compartilhar