“Com muito amor e gratidão”: Profissionais do Azevedo Lima recebem homenagem de paciente

19 de fevereiro de 2018
Por Verônica Richardelli. Entrevistas: Olenka Lasevitch
Cerca de 40 profissionais do Hospital Estadual Azevedo Lima – unidadegerida pelo Instituto Sócrates Guanaes em Niterói – receberam uma singelahomenagem de um dos pacientes atendidos na unidade. O poeta Jamil dosSantos Hermes ficou por sete dias internado no CTI, no final de 2017. Paraexpressar sua gratidão a todos que o atenderam, redigiu uma crônica em cordelintitulada “Excelência Hospitalar” e a imprimiu em formato de livretos parapresentear os profissionais.
“No Azevedo Lima me surpreendi em todos os sentidos. Aprendi a acreditarna existência de anjos. Naqueles momentos eu era um paciente atendido comexcelência hospitalar. Coloquei-me no lugar dos profissionais e aprendi aadmirá-los cada vez mais pelo seu trabalho. Para externar o meu agradecimento,quis fazer essa homenagem”, disse Jamil. Ao longo do texto de 22 páginas queregistra, cuidadosamente, todo o atendimento que o paciente recebeu na unidade,Jamil elogia nominalmente assistentes sociais, nutricionistas, enfermeiros,técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e médicos, entre outros.Segundo o Fisioterapeuta Victor Daher, um dos homenageados, “a gente nem esperaum gesto desses, mas é um reconhecimento do nosso trabalho. É muitogratificante!” “Estou surpresa! Os pacientes saem agradecidos, mas retornam àssuas vidas e vão embora. É gratificante quando um deles lembra da gente e fazuma homenagem dessas, significa que o nosso trabalho não foi em vão”, ressaltaa Técnica de Enfermagem do CTI, Suelen Correa, também homenageada. “Um orgulho,uma satisfação! Nos deixa com a consciência em paz por ter feito tudo certo. Umpaciente sai e escreve um poema porque a gente cuidou dele bem? Tôrealizada!”, finaliza a Enfermeira Regina Rodrigues, do CTI, também homenageadapor Jamil.
Jamil fez questão de registrar que esta é uma “Crônica em Cordel feitacom muito amor e gratidão”. Confira a seguir um pequeno trecho dotexto.
MEU NOME É RENATA,
SOU ASSISTENTESOCIAL,
COMO ESTÁ O ATENDIMENTO,
AQUI NO HOSAPITAL?
“TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA”
POR DEUS, NÃO VEJO OUTRO IGUAL.
AO LONGO DA MINHA ESTADA,
SETE DIAS, CTI,
CLÁUDIA, WELLINTGTON, ALEX,
FÁBIO E OUTROS MAIS EU CONHECI,
QUE EQUIPE HARMONIOSA,
CONFESSO IGUAL NUNCA VI.
AGRADEÇO SUA ATENÇÃO,
PELA PRONTA PROVIDÊNCIA.
REGISTRA-SE NESTE MOMENTO
UMA EQUIPE DE EXCELÊNCIA.
LOGO AGRADEÇO A VOCÊS,
E À DIVINA PROVIDÊNCIA.
Compartilhar