Tags

Conhecendo o Azevedo: “A educação é transformadora”

6 de março de 2017

Periodicamente, trazemos uma matéria sobre o gigante Hospital Estadual Azevedo Lima, unidade gerida pelo ISG em Niterói que oferece ampla gama de serviços, única emergência pública estadual em funcionamento no município. “Educação Permanente e Pesquisa” é o setor em destaque na coluna de hoje. Confira.
A Educação Continuada passou a ser discutida com maior ênfase no Brasil a partir da década de 1970, focando principalmente na atualização de profissionais da área da saúde, segundo proposta da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O processo está ligado diretamente à qualidade e segurança no atendimento ao paciente. O Instituto Sócrates Guanaes (ISG), mantém em sua política o foco na preparação dos seus colaboradores. No Azevedo Lima, a Gerência de Educação Permanente e Pesquisa inclui, ainda, as áreas de Planejamento e Qualidade, o que dá ao setor uma visão geral do hospital.
Educação Continuada é a constante aprendizagem e qualificação do profissional, aprimorando-o e melhorando a assistência por ele prestada. É, também, um incentivo para que as pessoas estejam abertas a novas ideias, habilidades ou comportamentos. O processo educativo, além de aumentar a eficiência da organização dos serviços, é um elemento essencial no processo da carreira a ser oferecida a cada trabalhador de forma individual, possibilitando ao funcionário uma valorização de suas experiências, conhecimentos e sua história dentro da instituição.
Entre outras atividades, a equipe de Educação Permanente e Pesquisa do Azevedo Lima desenvolve formulários e protocolos clínicos, procedimentos operacionais padrão, monitoramento de eventos adversos, rotinas de segurança, indicadores de desempenho hospitalar e acompanhamento e análise de dados estatísticos. E no processo de Educação Continuada em si, a Gerência dá apoio à construção dos eventos científicos e comemorativos, sempre focados em temas relevantes para a assistência. Desenvolve parcerias com instituições de ensino com o objetivo de oferecer campo de estágio para apoiar na formação de profissionais de saúde nos níveis médio, superior e de pós graduação, em alinhamento à filosofia do Instituto Sócrates Guanaes: “Formar gente para cuidar de gente”. Também qualifica internamente os colaboradores para que possam assumir novas atividades, como foi o caso da capacitação de profissionais da casa para atuar na recém inaugurada Unidade de Internação Neonatal. Finalmente, desenvolve cursos de cidadania e inclusão social, como as Noções Básicas em Linguagem de Libras, sempre com foco na capacitação do profissional para o atendimento do paciente, promovendo saúde através da educação. 
Segundo a Gerente de Educação Permanente e Pesquisa do Azevedo Lima, Dra.Verônica Alcoforado, “a educação é transformadora a partir do momento em que gera em nós a capacidade de refletir e mudar o cotidiano. É o mais poderoso instrumento de transformação da sociedade”.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte