Curso ensina método não invasivo

1 de novembro de 2016
Profissionais de diversas categorias do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, participaram de um curso de capacitação em Ventilação Mecânica Não Invasiva na última quinta-feira (27). O método evita que o paciente fique sedado e, se utilizado com indicação clínica, pode trazer uma série de benefícios.
Na sua apresentação, o fisioterapeuta Antônio Duarte, assessor de Reabilitação e Desospitalização do ISG (Instituto Sócrates Guanaes), mostrou as diversas vantagens dessa terapia, como a possibilidade de o enfermo continuar se alimentando por via oral, poder continuar se comunicando pela fala, ter melhor resultado em eventual reversão de edema pulmonar, melhorar a troca de gases e evitar infecções. Os participantes, que eram enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, também assistiram a workshop para apresentação de equipamentos e interfaces desse tipo de ventilação. O método contribui para a redução de custos e para a desospitalização dos pacientes.
Contando com o apoio das Gerências Assistencial e de Ensino e Pesquisa, a capacitação deve ser retomada nos dias 16 e 17 de novembro.
Compartilhar