Dependência Tecnológica é tema da SIPAT 2022

4 de outubro de 2022
A tecnologia faz parte da vida de todo ser humano, com forte capacidade de impacto nas relações e no trabalho tornando o dia a dia mais prático. No entanto, por estarmos cada vez mais conectados, acabamos por desenvolver novas demandas que nem sempre são saudáveis no dia a dia, sobretudo no trabalho.
Para chamar a atenção e conscientizar os colaboradores do Azevedo Lima sobre o bom e o mau uso da tecnologia, a Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA), durante a SIPAT 2022, trouxe o tema: A dependência Digital e os Impactos da Tecnologia na Saúde. Informações diversas e dicas para ajudar a fazer o bom uso da tecnologia ficaram expostas durante uma semana no hall dos elevadores, murais, telas de computador e outros. Além disso, uma equipe da CIPA promoveu uma dinâmica itinerante pelos setores assistenciais e administrativos, convidando os colaboradores a responderem perguntas e refletirem sobre questões relacionadas ao tema que podem colocar em risco a segurança de todos. Os participantes ganharam brindes como porta-adornos, garrafas de água tipo squeeze e canetas.
Segundo a presidente da CIPA, Belissa Marques, “precisamos estar atentos para que a tecnologia aja a nosso favor e não nos tornemos dependentes dela. A dependência digital prejudica as relações interpessoais e gera males como tensão, compulsão, depressão, agitação e irritabilidade, além de distrações perigosas e acidentes, sobretudo neste momento em que o hospital está em obras”.
Dicas para desintoxicar da compulsão digital e evitar transtornos relacionados ao mau uso da tecnologia:
- Definir um tempo limite para usar o celular
- Desligar o maior número possível de notificações
- Fazer uso mais útil e racional da internet
- Ter apenas os aplicativos mais úteis
- De vez em quando, deixar o telefone de lado
- Silenciar o celular nos momentos que precisamos estar totalmente presentes e atentos
Compartilhar