Tags

Dependência Tecnológica é tema da SIPAT 2022

4 de outubro de 2022

A tecnologia faz parte da vida de todo ser humano, com forte capacidade de impacto nas relações e no trabalho tornando o dia a dia mais prático. No entanto, por estarmos cada vez mais conectados, acabamos por desenvolver novas demandas que nem sempre são saudáveis no dia a dia, sobretudo no trabalho.

Para chamar a atenção e conscientizar os colaboradores do Azevedo Lima sobre o bom e o mau uso da tecnologia, a Comissão Interna de Acidentes de Trabalho (CIPA), durante a SIPAT 2022, trouxe o tema: A dependência Digital e os Impactos da Tecnologia na Saúde. Informações diversas e dicas para ajudar a fazer o bom uso da tecnologia ficaram expostas durante uma semana no hall dos elevadores, murais, telas de computador e outros. Além disso, uma equipe da CIPA promoveu uma dinâmica itinerante pelos setores assistenciais e administrativos, convidando os colaboradores a responderem perguntas e refletirem sobre questões relacionadas ao tema que podem colocar em risco a segurança de todos. Os participantes ganharam brindes como porta-adornos, garrafas de água tipo squeeze e canetas.

Segundo a presidente da CIPA, Belissa Marques, “precisamos estar atentos para que a tecnologia aja a nosso favor e não nos tornemos dependentes dela. A dependência digital prejudica as relações interpessoais e gera males como tensão, compulsão, depressão, agitação e irritabilidade, além de distrações perigosas e acidentes, sobretudo neste momento em que o hospital está em obras”.

Dicas para desintoxicar da compulsão digital e evitar transtornos relacionados ao mau uso da tecnologia:

  • Definir um tempo limite para usar o celular
  • Desligar o maior número possível de notificações
  • Fazer uso mais útil e racional da internet
  • Ter apenas os aplicativos mais úteis
  • De vez em quando, deixar o telefone de lado
  • Silenciar o celular nos momentos que precisamos estar totalmente presentes e atentos
  • Equipe da CIPA em dinâmica itinerante com Equipes do CAF

  • Equipe da CIPA em dinâmica itinerante com Equipes da Emergência

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito