Tags

Dia mundial da higienização das mãos

10 de maio de 2022

O dia mundial de higienização das mãos foi criado com o objetivo de mobilizar os profissionais da saúde quanto à importância deste processo para evitar infecções. Segundo a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do Azevedo Lima, enfermeira Flávia Garrido, é possível evitar um grande número de doenças infecciosas simplesmente adotando a correta higienização das mãos, que deve ser feita em cinco momentos, incluindo antes e depois do contato com pacientes, utilizando o álcool 70% ou a lavagem com água e sabão. “É importante que os profissionais da saúde tenham a consciência de que este  hábito simples precisa fazer parte da rotina diária e que todos devem estar vigilantes em relação a ele, pois mãos contaminadas podem levar microrganismos para dentro de nós e dos nossos pacientes”.

A data foi comemorada no Azevedo Lima por meio de uma performance especial do grupo Doutores da Alegria, que apresentaram a esquete “uma mão lava a outra”. No mesmo dia, Flávia Garrido, em parceria com a enfermeira do Núcleo de Ensino Permanente, Katia Magalhães, organizaram uma capacitação ambulante pelos setores assistenciais, apresentando um quiz para compreender o nível de entendimento e adesão dos colaboradores sobre o tema. “De uma forma divertida, o quiz proporciona uma interatividade para testar e adquirir conhecimento sobre determinado conteúdo. Nossa intenção foi que o colaborador recebesse a informação sobre a importância da higienização das mãos de forma lúdica. Essa técnica sempre produz bastante resultado”, finaliza Katia.

  • As bactérias Kátia Magalhães (peruca verde) e Flávia Garrido (peruca rosa) em treinamento itinerante

  • As bactérias Kátia Magalhães (peruca verde) e Flávia Garrido (peruca rosa) e o grupo Doutores da Alegria

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito