Tags

Doação de órgãos: Heal faz sua primeira captação em 2019 e apoia captação no Getulinho

1 de março de 2019

O Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, iniciou o ano com boas notícias: apossibilidade de contribuir para minimizar o sofrimento de pessoas que aguardampor anos na fila da doação de órgãos. Na semana passada aconteceu a primeiradoação de 2019, graças ao empenho da equipe que conseguiu o consentimento deuma família para a captação de fígado e rins pelo Programa Estadual deTransplantes (PET). A outra boa notícia foi o apoio dado pelo Azevedo para acaptação de órgãos no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho. Equipesda Farmácia e Centro Cirúrgico se mobilizaram para realizar o empréstimo demateriais cirúrgicos essenciais para o procedimento, que permitiu a captação deum par de rins infantil.

Como acontece em todos os anos, a capacitação para osprofissionais de saúde do Azevedo Lima já está sendo desenvolvida pela ComissãoIntra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott). Oobjetivo é apoiar as equipes na identi-ficação de possíveis casos e tambémorientar sobre as normas do Conselho Federal de Medicina para diagnóstico demorte encefálica. Para o coordenador da Cihdott, enfermeiro MaximinianoMartins, “o mais importante de todo o procedimento é a neces-sidade doacolhimento familiar por toda a equipe assistencial”.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito