Tags

Estado realiza novo repasse para o HEAL. Valor será destinado ao pagamento de serviços essenciais

24 de maio de 2018

Por Verônica Richardelli

O Governo do Estado do Rio de Janeiro cumpriu a promessa e pagou, nestaquarta-feira (23), os R$ 6,5 milhões restantes pleiteados pelo Instituto SócratesGuanaes (ISG) para o mês de maio. Este novo repasse chega paraassegurar a continuidade dos serviços no Hospital Estadual Azevedo Lima,unidade gerida pelo instituto em Niterói. O valor será destinado aos prestadores e fornecedores de serviçosessenciais, que estavam com seus pagamentosem atraso há mais de 90 dias e já ameaçavam rescindir ou paralisar suas atividades a qualquer momento, comdifícil possibilidade de substituição.

 

Osegundo repasse de maio, depositado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ)no dia 17, não chegou a totalizar os R$ 20 milhões requeridos pelo instituto,necessários para o custeio e abastecimento mínimo do hospital no mês. Noentanto, o ISG  acreditou na sensibilidadedo governo e da SES para cumprimento da promessa de um terceiro repasse,assumiu os riscos e decidiu priorizar o salário dos seus colaboradores.

Devidoaos constantes atrasos desses repasses, o pagamento da folha de pessoal tem sido depositado com atraso, mas o instituto vemconseguindo administrar os recursos de forma a realizar a operação sempredentro do mês corrente. Já o 13º saláriode 2017 e parte do 13º de 2016 continuam pendentes, assunto que tem preocupadoos dirigentes do instituto e merecido atenção em constantes reuniões. Açõescoordenadas políticas- administrativas-jurídicas estão sendo implementadas parao avanço das negociações.

Desde 2015, a unidade recebe mensalmente emmédia apenas 71,95% do valor pactuado em contrato com o ISG. Esta foi aprimeira vez em 50 meses que um repasse mensal foi pago em sua totalidade,ainda que em três parcelas. A dívida do Estado com o contrato ISG/HEALpermanece vultosa. No entanto, Dr. André Guanaes, fundadore diretor-presidente do instituto, se mantém otimista: “Temos fé e esperança deque iniciaremos um novo tempo. É hora de celebrar a cada pequena conquista eagradecer aos nossos colaboradores, fornecedores e parceiros por se manteremfirmes na missão de cuidar e salvar vidas, possibilitando a manutenção dosserviços neste importante hospital. Vamos em frente!”

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito
Redimensionar fonte